Uma contribuição para a formação do professor: utilização do Scratch em sala de aula

Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha Oliveira, Erica Regina Daruichi Machado, Antônio Marcos Cossi

Resumo


O presente trabalho relata uma experiência ocorrida com educandos de 10 e 11 anos de uma escola de ensino fundamental (quinto ano de uma escola municipal denominada Escola Municipal Ganot Chateaubriand, pertencente à cidade de Tanabi-SP, Brasil) de como ensinar aos alunos a programar utilizando a ferramenta Scratch.

        O objetivo foi introduzir a computação desplugada e, através desta, ensinar os educandos a entenderem o que seria dar comandos para que um computador execute.

        Após alguns exemplos de computação desplugada, foi proposto aos alunos a programação no Scratch e com isso, foram trabalhados alguns conteúdos matemáticos como: direita, esquerda, acima, abaixo, entre outros comandos.

Palavras-chave: Computação desplugada, Scratch, matemática, Tecnologia.


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Referências


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