MARX E ENGELS, DURKHEIM E WEBER E A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NO MUNDO CAPITALISTA

jemerson quirino de almeida, Silvia Helena Andrade Brito

Resumo


O objeto de estudo deste texto é expor brevemente a produção intelectual dos autores clássicos Marx e Engels; Durkheim e Weber sobre a educação. O objetivo é nos aproximar dos fundamentos básicos da educação para o trabalho na sociedade capitalista na perspectiva dos autores. A discussão se justifica frente à reconfiguração da educação contemporânea no Brasil, promovida por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, voltada para o tecnicismo. Nesse contexto, torna-se ainda mais relevante a retomada do estudo dos clássicos. Marx e Engels, Durkheim e Weber são autores de fundamental relevância, determinantes para pensarmos o fenômeno educativo e podem fomentar uma melhor percepção da atual proposta curricular, pois acreditamos que as alterações em curso na educação brasileira estão estreitamente ligadas ao mundo do trabalho capitalista. Vivenciamos o esvaziamento do compromisso de nossa educação com a elevação intelectual do ser social, em prol do construto de força de trabalho treinada para o mercado capitalista. Assim, compreendemos que a educação para o trabalho é tema de grande mérito para os intelectuais que buscam analisar o papel da escola na sociedade de classes. Desta perspectiva, nosso interesse nesse momento é expor a abordagem dos autores clássicos sobre o tema educação, entendida essa perspectiva como base para se estabelecer relações entre suas abordagens e a educação contemporânea.

 


Texto completo:

PDF

Referências


DURKHEIM, Emile. Educação e sociologia. Trad. Lourenço Filho. 11.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

FAUCONNET, Paul. A obra pedagógica de Durkheim. In: DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Trad. Lourenço Filho. 11 .ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. p.5-31.

MARX, Karl. ; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã: Feuerbach - A contraposição entre as cosmovisões materialista e idealista. Trad. Frank Müller. 3ª reimpressão. São Paulo: Martin Claret Ltda, 2010.

______. Manifesto do Partido Comunista. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2007.

MARX, Karl. O capital: Crítica da Economia Política. Vol. I, Tomo I. Coleção os economistas. Trad. Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. 3.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. 6.ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

WEBER, Max. Ensaios de sociologia. Trad. Waltensir Dutra. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.