DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO: UM OLHAR PARA A INCLUSÃO

Bruna Rafaela Marciliano de Oliveira, Sandra Maria da Silva Cardozo Paulique

Resumo


O município que possibilitou a observação de como funciona a educação inclusiva está localizado no Estado de São Paulo, região noroeste. Fernandópolis conta hoje com uma população aproximada de 70.000 habitantes, o município é o principal responsável pelo acesso e permanência dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na Educação Básica, a presente pesquisa pretende trazer para a comunidade, a percepção da importância histórica e contemporânea do direito a educação escolar de educandos que foram excluídos por anos, e assim, compreender que este direito está sendo negligenciado pelo Estado, na sua esfera municipal, quando este não investe em capacitações para seu quadro de professores e não se interessa em aprovar um plano de carreira digno para a sua equipe de trabalho, para o desenvolvimento deste foram consultados documentos impressos e disponíveis no sítio eletrônico da Secretária Municipal de Educação.

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