A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS MATEMÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS

Thais Gonçalves Ribeiro

Resumo


A escolha de jogos que inovam a maneira de trabalhar a matemática é o tema desta pesquisa, pois ao analisarmos dentre as metodologias para o ensino de matemática, encontramos um fácil acesso de trabalho do professor com os jogos, pois o mesmo pode chegar ao objetivo de atingir ao máximo o ensino de todos os alunos perante a utilização desta metodologia. GUIMARÃES, 2010, demonstra a importância de destacamos também que o educador repense a função do conhecimento matemático para o aluno. Pois na situação de jogo, esse conhecimento ganha sentido, ao contrário do que acontece na realização de exercícios descontextualizados”. Assim acreditamos que o ensino da matemática não deve continuar sendo feito apenas com seu método tradicional, pois os alunos não conseguem aplicar os conhecimentos ensinados na escola em sua vida em sociedade. Todavia, a utilização dos jogos em sala de aula, de maneira consciente e compromissada, pode melhorar a situação que se encontra o ensino e aprendizagem de matemática. Para isso, não devemos tornar o uso do jogo algo obrigatório, pois ele deve servir para o aluno apreender os conteúdos de maneira alegre e prazerosa. Como a educação escolar pretende formar cidadãos conscientes, que possam aplicar os conhecimentos adquiridos na escola em sua vida em sociedade, acredito que o uso de jogos matemáticos pode nos auxiliar nesse processo de educação e transformação.

Palavras-chave: Jogos Matemáticos. Ensino-aprendizagem. Métodos Educativos.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

D’AMBROSIO, Ubiratan. A matemática nas escolas. Educação Matemática em Revista, ano 9 no 11ª, edição especial, abril de 2002, p. 29-33

GUIMARÃES, S. E. R. Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento. 2003. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.