CONSTRUINDO GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EMEF JOSÉ GASPAR RUAS EM FERNANDÓPOLIS-SP

GILBERTO ABREU DE OLIVEIRA

Resumo


Este trabalho é parte integrante de um projeto desenvolvido na EMEF “José Gaspar Ruas” vinculada à Rede Municipal de Ensino de Fernandópolis, SP, intitulado “Construindo Gestão Democrática no Gaspar: fortalecendo vínculos entre escola e comunidade” que vêm sendo aplicado pela Equipe Gestora desde janeiro de 2017 e tem apresentado resultados satisfatórios no que tange a participação da comunidade nas decisões da Escola. O objetivo central do projeto é fomentar a participação da comunidade nas decisões escolares por meio de suas Instituições auxiliares (Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil) e órgãos colegiados (Conselho de Escola e Conselho de Classe). Para produção do trabalho utiliza-se como referenciais, autores que contribuem no processo de reflexão teórica e prática, sendo eles Viñao Frago, (2001) com a historicidade das Instituições Escolares; Nora (1993), e os lugares de Memória; Freire (1996), e a reflexão sobre a prática pedagógica; Penin e Vieira (2002), sobre as funções sociais da escola pública; e, Paro (1998), sobre Gestão democrática. Desta feita, para melhor organização desta proposta, o trabalho de comunicação oral foi idealizado como relato de experiência prática sobre a gestão democrática buscando socializar assim, algumas experiências desenvolvidas ao longo destes anos na Unidade Escolar pesquisada, uma vez que o trabalho desenvolvido é contínuo e apresenta-se como fundamental para o aprofundamento das relações democráticas no âmbito escolar.

 

Palavras-chave: EMEF José Gaspar Ruas, Gestão Democrática, Escola e Família.


Texto completo:

PDF

Referências


FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 18ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 7-28, 1993.

PARO, V. Gestão democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

PENIN, S. T. S. & VIEIRA, S. L. Refletindo sobre a função social da escola. In. VIEIRA, Sofia Lerche (org). Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p.13-45.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.