Metodologias Inovadoras no Ensino de Física: gamificação

Lucas Biasi Gastaldon, Ivair Fernandes de Amorim

Resumo


O texto apresentado tem como objetivo apresentar resultados parciais de um projeto de iniciação científica que se propôs a utilizar jogos educativos para o ensino de física para alunos do Primeiro ano do Ensino Médio em atividades de monitoria de ensino realizadas no Instituto Federal de São Paulo no campus de Votuporanga. Este projeto iniciou-se com a motivação de tornar a ciência mais atrativa para o aluno do ensino médio além de tentar tornar o estudo e o aprendizado prazeroso para o aluno, de uma forma que não fique monótono como só resoluções de exercícios, também é mais uma forma de interação que aproxima o professor e o aluno, podendo ser dentro e fora de sala de aula. De início realizou-se uma análise bibliográfica de livros e artigos que relacionam o ensino por meio de jogos, em seguida analise da grade curricular da disciplina de física para relaciona-la com os jogos que serão criados em algumas das plataformas pré-selecionadas com o fim de aplicação dos mesmos na monitoria. Além disso far-se-á o registro e análise dos dados para avaliar se há um desenvolvimento e interesse do aluno quanto ao aprendizado por meio de jogos.

Texto completo:

PDF

Referências


DE MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Artmed Editora, 2009. GÓMEZ, A. I.; SACRISTÁN, J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. LAVILLE, C.; DIONNE, J. A Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: ARTMED; Belo Horizonte: EDITORA UFMG, 1999. NASCIMENTO JÚNIOR, Francisco de Assis; PIETROCOLA, Maurício. O papel do RPG no Ensino de Física. V ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, Bauru, SP, v. 28, 2005. PACHECO, Soênia Maria; DO AMARAL, Ricardo Ribeiro. Experimentando O Rpg Pedagógico: A Interdisciplinaridade Na Sala De Aula. SACRISTAN, G.; GOMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SCHELLER, Morgana; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. A Aprendizagem no contexto das tecnologias: uma reflexão para os dias atuais. RENOTE, v. 12, n. 2, 2014. TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Editora Vozes, 9. Ed., 2014. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Papirus Editora, 199


Apontamentos

  • Não há apontamentos.