Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso

Arthur Weber Nunes Candido, Ivair Fernandes de Amorim

Resumo


O texto que apresentamos é um relato parcial de uma pesquisa desenvolvida em âmbito de iniciação científica que se propõe a análise dos efeitos do ensino de Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, prevê a realização de uma pesquisa experimental, caracterizada como estudo de caso. A referida pesquisa consiste na aplicação de oficinas em uma sala de 5º ano do Ensino Fundamental, mediante a prévia definição de temas com a professora regente da sala. O registro das oficinas será realizado por meio da captura de gravações audiovisuais e de anotações em um diário de campo do aluno-pesquisador. Com o intuito de auxiliar na análise a pesquisa prevê a aplicação de duas provas escritas com intuito de constituírem medida inicial e final no grupo experimental e em um grupo testemunhal com a finalidade de evidenciar os efeitos da intervenção.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.