A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA - reflexões sobre a contribuição do Pibid.

Ana Paula Rosa de Sousa Ana Paula Sousa

Resumo


A questão educacional tem sido foco de muitos debates e estudos no Brasil na atualidade, temas como qualidade da educação e o nível do ensino público cada vez mais têm chamado a atenção da sociedade, em meio a estas discussões um tema tem se destacado, a formação inicial de professores. Muito se discute sobre as modificações para a formação e prática docente, para que a mesma se adéque às novas demandas da sociedade atual.As políticas educacionaispara a formação docente, têm se destacado a do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência( Pibid), que é subsidiado pela CAPES. Neste sentido o presente trabalho tem por objetivo, pesquisar se as ações do Pibid contribuem na formação inicial do professor enquanto profissional da educação. Pretende-se, também, analisar as características principais entre o estágio supervisionado e suas dicotomias em relação à realidade escolar dos professores Para tal realizamos uma pesquisa bibliográfica sobreas políticas educacionais vigentes, o Pibid e o estágio supervisionado e as políticas educacionais vigentes. Este trabalho tem como objetivo analisar as características principais entre o estagio supervisionado e suas dicotomias em relação a realidade escolar dos professores. E a partir destas analises percebe-se a contribuição do Pibid na formação de novos professores, devido que o PIBID, serve para promover a interação da teoria com a prática docente, na qual a escola passa a ser o seu laboratório de pesquisa, sendo que é na participação ativa na escola que o licenciando consegue desenvolver, e formar sua identidade como professor.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. CAPES. Edital CAPES/DEB Nº 02/2009: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência– PIBID, 2009. Disponível em: . Acesso em 22 mai 2018.

LARROSA BONDIA, Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. N. 19, 2002. P.20-28.

PEREIRA, J. E. D. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. P. 46-47

PIMENTA.S.G. (Org) Formação de professores: identidades e saberes da docência:In: Saberes Pedagógicos docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005 p.15-31.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.