A DIVULGAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO A PARTIR DE IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES, OBSERVAÇÃO DE IMPACTOS E ANÁLISES

Raffaello Segregio Storino

Resumo


Constitui ocupação das instituições de ensino a produção e a difusão de conhecimento científico, tecnológico e cultural. Não obstante, um dos maiores entraves para a efetivação dessa tarefa é a comunicação, a qual, muitas vezes, se ressente de ações especializadas. Diferentemente das instituições de ensino privadas, as públicas não visam à obtenção de lucro e podem ser alvo de críticas se adotarem posturas mercadológicas. Diante dessas constatações, este projeto objetiva o estudo de estratégias, politicamente corretas e socialmente aceitáveis, que consigam promover, externamente, a imagem das instituições públicas e que, principalmente, sejam eficazes com menos recursos. Trata-se de uma continuidade de pesquisa exitosa sobre comunicação já realizada por meio do PIBIFSP. O ponto de partida deste trabalho serão os resultados da CPA – Comissão Própria de Avaliação, no que diz respeito à comunicação com a comunidade externa. Após uma análise dos resultados externados na pesquisa, traçar-se-á um plano de ação para que a comunicação entre instituição pública de ensino com a comunidade externa possa ser melhorada. Em seguida, os impactos dessas ações deverão ser mensurados e avaliados. A hipótese de pesquisa é que uma maior divulgação da instituição permita maior captação e retenção de estudantes e fortalecimento de sua marca externamente.

Texto completo:

PDF

Referências


OCDE. Manual de Oslo: diretrizes para a coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Publicado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), 3. ed. 2006.

OLIVEIRA, Sara Cunha São Miguel. O Papel da Comunicação no Plano Estratégicodas Instituições de Ensino Superior Públicas O Caso da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Disponível em: < https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/bitstream/10316/26584/1/1.%20Projeto%20Final%20Sara%20S%C3%A3o%20Miguel_FINAL.pdf > Acesso em 28 out. 2017.

SÁ, Maria Gisele de; SANTOS, Sheila Gomes dos; SILVA, Carla Conceição da. Comunicação Organizacional para as Universidades Públicas Brasileiras: O Caso do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia – Campus III Universidade do Estado da Bahia. Mídia Cidadã 2010. Disponível em: < http://www.unicentro.br/redemc/2010/Artigos > Acesso em 06 nov. 2017.

SANTOS, Adriana C. Omena; MACEDO, Larrisa Sarmento Macedo. Comunicação pública e inovação nas instituições de ensino superior: divulgação científica e popularização da ciência na Universidade Federal de Uberlândia. Anais do ALAIC, Peru, 2014. Disponível em: Acesso em 06 nov. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.