UM RETRATO DA FORMAÇÃO CONTINUADA COMPROMETIDA COM PROCESSOS DE AÇÃO E RACIOCÍNIO PEDAGÓGICOS

claudia lucia carneiro lucia carneiro

Resumo


O presente trabalho traz reflexões para a formação continuada dos docentes, mostra a importância do papel do professor frente ao conhecimento vivenciado no cotidiano, resgata a prática da sala de aula como ponto de partida e propõe ao mesmo tempo a formação continuada com momentos de estudo, compreensão da ação e das estruturas do ensino dentro e fora da disciplina. Com objetivo de compreender melhor os resultados escolares dos alunos, propôs-se  a um grupo de nove  docentes horários de estudo com a aplicação de diagnósticos para levantar o perfil do grupo de alunos da Educação Infantil de 3 a 5 anos , levantar os direitos de aprendizagem com maior comprometimento e emprego de novas práticas que levassem à compreensão da ação a partir dos conhecimentos prévios de cada um e, ao mesmo tempo pudessem investir em novas experiências pautadas nos desafios oriundos das dificuldades levantas. Os resultados revelaram mudança de postura dos docentes que a partir da fundamentação teórica da prática modificaram o contexto da sala de aula. Para atender às necessidades dos alunos e reformular a prática pedagógica foi necessário compreender a transformação da metodologia, ou seja, não se treina, não há prescrições, educa-se para a reflexão sobre a sua prática. É nessa perspectiva que os professores utilizam seus conhecimentos para dispor fundamentos para as escolhas e ações futuras na sala de aula. O trabalho conjunto, colaborativo do grupo é um ponto a ser destacado na formação, pois propiciou discussões que ajudaram a modificar a sala de aula. Conclui-se que todos aprendem a fazer estudando e praticando e assim trazem contribuições importantes ao novo cenário educacional

Texto completo:

PDF

Referências


CACHAPUZ, A. F., PRAIA, J.F., JORGE, M. P.. Perspectivas de Ensino das Ciências. CACHAPUZ. A. (ORG.). Formação de professores/Ciências. Porto: CEEC, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

NÓVOA, Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: _________. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p.196-229, dez. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/293-488-1-PB%20(1).pdf . Acesso: 10 mar. 2018.

ZABALZA, M. Los Nuevos Horizones de la formación em la sociedade del aprendizaje (uma lectura dialéctica de la relación entre formación, trabajo y desarrolho personal a lo largo de la vida). In A. Monglús Estella (ed.). Formación y Empleo:Enseñanza y competências. Granada: Comares, 2000.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.