ELUDIKA: UMA PLATAFORMA DIGITAL LÚDICA COMO RECURSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Larissa Santos Ozorio, Lohan Mamede de Araujo

Resumo


Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma computacional que integre tecnologia e educação, auxiliando na aprendizagem de forma lúdica. Esta abordagem foi escolhida, levando-se em conta a configuração do sistema educacional atual e tradicional, que, em muitos casos, estimula a abordagem superficial, pelo predomínio de aulas expositivas e valorização de cobrança de informações, sem um processamento que leve à compreensão e ampliação dos conteúdos ensinados. Contando também que os jovens possuem grande interesse em tecnologias lúdicas, é, portanto, necessária a criação de novas metodologias de ensino que tenham como objetivo evitar a apatia, os problemas comportamentais e desinteresse pelas aulas.

 

Palavras-chave: Plataformas Digitais. Jogos. Educação. Gamificação.


Texto completo:

PDF

Referências


WAZLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. 2º Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. 146 páginas.

KRASILCHIK, Myriam; ARAÚJO, Ulisses F. Novos Caminhos para a Educação Básica e Superior. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico Com Ciência. Disponível em: < http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&edicao=53&id=670>. Acesso em: 19 mar. 2018.

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: Acesso em: 01 jun. 2018.

MOREL, Yolanda Pereira. Educação e Ludicidade. Disponível em: Acesso em: 01 jun. 2018.

KAPP, Karl. The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Pfeiffer, 2012.

SOBRE O GOOGLE SALA DE AULA. Google. Disponível em: Acesso em: 06 jun. 2018.

FRAMEWORK FOR 21ST CENTURY LEARNING. P21. Disponível em: Acesso em: 04 jun. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.