DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS: UM ESTUDO DE CASO

Bruno Leandro Ribeiro da Cunha Accorsi, Waldiney Alexandre dos Santos Silva, Tiago Aquino da Costa e Silva, Liana Cristina Pinto Tubelo, Cristiano dos Santos Araujo

Resumo


É comum observar crianças manipulando diversos tipos de materiais, sejam eles brinquedos, objetos, instrumentos, entre outros, em ambientes escolares nos níveis iniciais da Educação Básica. O presente trabalho de pesquisa traz um relato de caso sobre o trabalho da Educação Física junto ao desenvolvimento motor, psicomotor e de praxia fina no processo ensino-aprendizagem de bebês entre 4 meses e 1 ano. Foi elaborado mediante observações e vivências no ano de 2016, com 12 alunos de Berçário I de uma Unidade Escolar de Educação Infantil em Rancharia/SP, onde foi possível observar que a utilização de materiais reutilizáveis é eficaz no processo de desenvolvimento psicomotor de crianças na faixa etária relatada acima, com isso buscou-se embasar por meio de literatura pertinente ao tema, a importância da proposta descrita nessa produção, perante um contexto prático, que culminou em resultados satisfatórios. As discussões e resultados descrevem algumas atividades que estimularam os bebês e trouxeram ganhos em tônus motor percebido no exercício de vida prática ao se alimentarem, andar, levantar do chão.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.