Foco e Escopo

A Revista Unifev: Ciência & Tecnologia é uma publicação semestral, que se propõe a abrir um espaço de reflexão e diálogo multidisciplinar entre as áreas de Ciências Biológicas e da Saúde, Humanas e Sociais, Exatas e Tecnológicas, visando a contribuir para a divulgação e valorização do trabalho técnico-científico. Sua missão é difundir conhecimento inédito e relevante dentro de cada área. Será contemplada a publicação de artigos em português, inglês e em espanhol, favorecendo, tanto a pluralização do conteúdo divulgado quanto a integração de pesquisas de outros países.  A Revista, editada pelo Centro Universitário de Votuporanga – Unifev divulgará, livremente, em formato eletrônico,  artigos inéditos que apresentem resultados originais de pesquisa, artigos de revisão e relatos de experiência produzidos por professores, especialistas, graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados internos e externos à Unifev.

O anonimato e a confidencialidade serão garantidos durante todo o processo de avaliação das contribuições submetidas à publicação. 

As produções submetidas deverão atender à política editorial da Revista e as instruções aos autores. A revista seguirá as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Os princípios éticos de pesquisa deverão ser respeitados de acordo com a legislação vigente. 

Serão aceitos artigos de professores, especialistas, graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados internos e externos à Unifev.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos artigos recebidos ocorre em duas etapas. Na primeira, o Editor da Revista, no prazo máximo de 10 dias, com mais um membro do Corpo Editorial Científico, analisam a adequação do material submetido à linha editorial da revista (desk review).  Na segunda etapa, adota-se a avaliação cega de pares (blind review), ou seja, os artigos, sem identificação do autor, serão remetidos para a avaliação de 1 (um) parecerista anônimo, para a avaliação qualitativa de sua forma e conteúdo. Esses avaliadores terão 30 dias para emitirem um parecer. Os artigos serão avaliados segundo os seguintes critérios: relevância do tema; originalidade da contribuição nas áreas temáticas da Revista; clareza do texto; adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, conclusões e contribuição oferecida para o conhecimento da área. Caso não haja um concenso, um terceiro avaliador será convidado.  

Cabe aos autores a conformidade com as regras ortográficas e gramaticais vigentes.

Os artigos aceitos sob restrições serão devolvidos aos autores para correções ou adequação à normalização segundo as normas da revista, tendo até dez dias de prazo parta devolução do material corrigido. Aos artigos serão preservados a confidencialidade e sigilo, assim como respeitados os princípios éticos.

Os artigos não aceitos serão devolvidos aos autores com o parecer do Editor Gerente, sendo omitidos os nomes dos pareceristas.

As opiniões e conceitos contidos nos artigos são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).

 

Periodicidade

Periodicidade - Semestral;

Os itens da revista serão publicados coletivamente.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Notícias

 

A "Revista UNIFEV: Ciência & Tecnologia" recebe submissões em fluxo contínuo, o que possibilita maior conforto aos nossos colaboradores. As submissões deverão ser realizadas pelo Portal de periódicos da Unifev.

Os autores deverão se cadastrar no SEER. Caso já estejam cadastrado, devem entrar no sistema como autores e seguir os cinco passos para submissão de artigos.

Para mais esclarecimentos, consultar o "Tutorial para submissão de artigos no SEER"

 

 

Histórico do periódico

A Revista Unifev: Ciência e Tecnologia foi criada pelo Centro Universitário de Votuporanga - Unifev. O primeiro volume foi lançado em setembro de 2018. Divulga livremente seu conteúdo em formato eletrônico. Considerando que a publicação dos resultados de uma pesquisa é parte essencial do método científico, todos os cuidados são tomados para garantir os padrões de qualidade necessários a uma revista científica.