DIÁSPORA AFRICANA NO CEARÁ: um estudo sobre a trajetória de estudantes africanos nas Universidades do Ceará

Conteúdo do artigo principal

ANTONIO GISLAILSON DELFINO DA SILVA

Resumo

O presente artigo está divido em duas partes. A primeira pretende analisar algumas pesquisas que problematizaram a trajetória de estudantes africanos oriundos dos países que tem o português como língua oficial. Dentre deles, abordaremos os casos de estudantes Guineenses do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na cidade de Fortaleza/CE, objetivando compreender as formas de adaptações desses estudantes e a sua convivência no cotidiano cearense. Na segunda parte, proporemos uma abordagem teórica sobre a migração dos estudantes africanos para o Brasil, seu modo de adaptação na realidade brasileira e a perspectiva de retorno ao seu país de origem.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BAESSA, Manuel. Estudantes africanos: um estudo sobre o conflito e a cooperação entre os estudantes cabo verdianos e guineenses em Fortaleza. Monografia. Fortaleza: UFC, 2005.

CÓ, João Paulo Pinto. Filhos da independência: etnografando os estudantes Bissau-Guineenses do PEC-G em Fortaleza_CE e Natal-RN. Dissertação (Mestrado). Natal: UFRN. 2011.

LANGA, Ercílio Neves Brandão. Diáspora Africana no Ceará: Representações sobre as festas e as interações afetivo-sexuais de estudantes africanos (a) em Fortaleza. In: Revista Lusófona de estudos culturais/Lusophone Journal of Cultural Studies. vol. 2, n.1, pp.102-122, 2014.

MOURAO, Daniele Ellery. Deslocamentos transitórios: a construção do pertencimento entre estudantes guineenses e cabo-verdianos no brasil. In: Anais do XI congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais – Diversidades e (des) Igualdades. 2011.

__________. Identidades em trânsito: um estudo sobre o cotidiano de estudantes guineenses e cabo-verdianos em Fortaleza. Monografia. Fortaleza: UFC, 2004.

RODRIGUES, Rosiane. Nós do Brasil: estudos das relações étnico-raciais. São Paulo: Moderna, 2013.

SUBUHANA, Carlos. Estudar no Brasil: imigração temporária de estudantes moçambicanos do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado). Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.

__________. O estudante convenio: a experiência sócio-cultural de universitários da África lusófona em São Paulo, Brasil. Anais da 26º reunião brasileira de antropologia. 2008.

SANHÁ, Alberto. Educação Superior em Guiné-Bissau. In: Anais do Seminário Internacional de Educação Superior na CPLP/PUCRS. Porto Alegre. 2009.

MOURAO, Daniele Ellery. Deslocamentos transitórios: a construção do pertencimento entre estudantes guineenses e cabo-verdianos no brasil. In: Anais do XI congresso Luso Afro-Brasileiro de Ciências Sociais – Diversidades e (des)Igualdades. Salvador. 2011.

__________. Identidades em trânsito: um estudo sobre o cotidiano de estudantes guineenses e cabo-verdianos em Fortaleza. Monografia. Fortaleza: UFC, 2009.