EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMACÃO E COMUNICAÇÃO: UM DIÁLOGO POSSÍVEL E NECESSÁRIO

Conteúdo do artigo principal

Anderson Bençal Indalécio
Douglas Aparecido de Campos

Resumo

As propostas pedagógicas direcionadas ao ensino do componente curricular Educação Física mostraram avanço referente aos métodos de ensino nas últimas décadas, abrindo possibilidades didáticas que vão além do mero aperfeiçoamento físico dos educandos. Neste contexto, a utilização de recursos da nova tecnologia fornecem subsídios aos professores desta área do conhecimento ampliarem os saberes no tempo e espaço escolares. Este trabalho tem como objetivo promover a reflexão sobre as demandas educacionais vigentes na escola do século 21 e a necessidade da Educação Física escolar se adequar às novas perspectivas educativas que se apresentam. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de revisão da literatura e pesquisa sistematizada de recursos tecnológicos com potencial de utilização. Conclui-se que a busca pelo espaço de inserção de ferramentas que privilegiem a experiência dos educandos em vivencias de forma diversificada e conectada à cultura dos educandos Nativos Digitais, é plenamente relevante ao contexto educacional na contemporaneidade.  

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Anderson Bençal Indalécio, Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Licenciado em Educação Física e em Pedagogia, e graduando em Filosofia. Possui especializações na área de tecnologias aplicadas ao ensino: Mídias na Educação – UFPE/USP; Planejamento, Implementação e Gestão da EaD – UFF; Metodologia do Ensino Fundamental – UFG. É integrante do grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky – NEEVY, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e membro associado da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT.

Assessor Pedagógico junto à Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga/SP, e docente no Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV.

Palestrante sobre os temas de Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Metodologias Ativas no Ensino; Dialogicidade e Formação de Professores.