DESENHOS E FILMES INFANTIS: POSSÍVEIS RECURSOS PARA PROMOÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS EM PRÉ-ESCOLARES

Conteúdo do artigo principal

Talita Pereira Dias
Anna Laura Queiroz de Lima Fernandes

Resumo

A aprendizagem de comportamentos por modelos é muito importante principalmente na infância, pois permite que as crianças aprendam novos comportamentos, regras, papéis, mas também preconceitos e estereótipos.O presente estudo teve como objetivo investigar quais são os desenhos e filmes preferidos pelas crianças em idade pré-escolar, na perspectiva das crianças, pais e professores. Para a coleta de dados foram elaborados e aplicados questionários sobre a preferência das crianças sobre filmes e desenhos animados com 98 pais, 41 professores e 88 crianças que frequentavam escolas de educação infantil de diferentes cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Foi analisada a frequência das escolhas e foram selecionados os cinco filmes e desenhos mais citados pelos informantes. Os resultados indicaram que as crianças têm preferências principalmente pelos filmes: Frozen e O Bom Dinossauro, citados pelos diferentes participantes da pesquisa. Quanto aos desenhos, as preferências das crianças na perspectiva dos diferentes informantes foram: A casa do Mickey, Peppa Pig e Dora Aventureira.Porém, faz-se necessário analisar a qualidade educativa que os mesmos possuem, como também consonância com o desenvolvimento de habilidades sociais, para que posteriormente esses recursos possam ser utilizados de forma apropriada pelos pais e educadores para a promoção dessas habilidades em crianças pré-escolares.

Palavra Chave: Desenhos, Filmes, Habilidades Sociais.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BANDURA, A. Influence of model´s reinforcement contingencies on the acquisition of

imitative responses. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, n. 1,p. 689‑695, Jun. 1965.

DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir. Psicologia das Habilidades Sociais na Infância. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2005.

COMODO, C. N. et al. O passeio de Bia (vídeo): apresentação e validade interna e externa de um recurso para a promoção de habilidades sociais de pré-escolares. Psicologia: Teoria e Prática, v. 13, n. 1 p.34-47, 2011.

CATANIA, Charles A. Aprendizagem: comportamento, linguagem e cognição. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DUTRA, et al. O DESENHO ANIMADO PEPPA PIG: relações e agrupamentos. In: III CONEDU – Congresso Nacional de Educação, 2016, Natal. III Congresso Nacional de Educação, Campina Grande, 2016.

ESPERANÇA, J. A.; DIAS, C. M. S. Mídia televisiva e culturas das infâncias: entretenimento e propaganda transformando as concepções e os modos de ser criança. UNIrevista, Rio Grande, v. 1, n.2, 2006.

GREENFIELD, P. M. Desenvolvimento do Raciocínio na Era da Eletrônica: os efeitos da Tv, Computadores e Videogames. São Paulo: Summus, 1988.

GOMIDE, P. I.C.; PARANA, P. I.C.A influência de filmes violentos em comportamento agressivo de crianças e adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. v.13 n.1 Porto Alegre, 2000.

KOCHHANN, A. et al. O Uso de Filmes em Sala de Aula: As mídias como metodologias de aprendizagem na educação básica e no ensino superior. In: IV Semana de Integração: XIII Semana de Letras, XV Semana de Pedagogia e I Simpósio de Pesquisa e Extensão (SIMPEX) – “Educação e Linguagem: (re)significando o conhecimento, Goiás, 2015. UEG – Câmpus Inhuma, 2015, p. 463-472.

LOPES, D. C. Recursos multimídia na promoção de habilidades sociais com crianças com dificuldades de aprendizagem. 2009. 232 f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial)–Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

MESQUITA, N. A. S.; SOARES, M. H. F. B. Visões de Ciência em desenhos

animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula. Ciência e Educação, v.14, n. 3, p. 417-29, 2008.

MIGUEL, T. P.; CONTINO, A. L. B. A influência da televisão sobre o comportamento psicossocial de crianças. Revista Científica da Faminas, v.9, n.1, p.97-114, 2013.

ORJUELA, Guillermo Mauricio Acosta. Efeitos da televisão sobre o comportamento anti-social e pró-social: uma introdução a literatura empírica

em psicologia social, 1977. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós graduação

em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas, 1997.

SANTANA, A. M.; FERREIRA, L. G. A TV e a Educação: um estudo sobre a influencia dos desenhos animados nos valores morais da criança. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, v.9 n.17, p. 2-18, 2015.

SILVA, R. C. A infância na mídia: a televisão e a criança que brinca. Belo Horizonte:Autentica editora, 2009.

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 1953.

VIEIRA, T. M . et al. Aprendizagem Social e Comportamentos Agressivo e Lúdico de Meninos Pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.23, n.3,p. 544-553, 2010.