O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA OBESIDADE INFANTIL

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Anderson Bençal Indalécio
Tamara Freire Rodrigues

Resumo

O número de crianças obesas e com sobrepeso apresenta um crescimento considerável no contexto da sociedade industrializada nas últimas décadas, deste modo, tal fenômeno aumentam as probabilidades destes indivíduos se tornarem adultos obesos numa proporção três vezes maior do que uma criança com o peso normal. Esta perspectiva caracteriza-se como uma verdadeira epidemia mundial, com múltiplos fatores e inúmeras consequências, configurando como um desafio para os profissionais de Educação Física que atuam com processos educativos na infância. Verifica-se que prevenir ainda é a melhor opção para evitar problemas no futuro a este respeito. O artigo visa pesquisar sobre as causas que levam a obesidade, quais as consequências e qual o papel do professor de Educação Física diante da obesidade infantil. A metodologia aplicada nesta pesquisa pauta-se na revisão da literatura com o foco na investigação do papel do professor de Educação Física escolar diante da obesidade infantil, assim como as causas que levam a esse problema e consequências de ser uma criança obesa. Os resultados acerca da pesquisa realizada apontam que os professores de Educação Física não podem desenvolver apenas a temática saúde e respectivamente obesidade no âmbito escolar, pois deve tratar de outros conteúdos ao longo do ano letivo, entretanto a adequação de ações e práticas educativas que possibilitem a compreensão dos alunos sobre esta temática são imprescindíveis no processo educativo de crianças com sobrepeso e obesidade, ou mesmo considerando um trabalho preventivo sobre o assunto. 

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS
Biografia do Autor

Anderson Bençal Indalécio, Centro Universitário de Votuporanga

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Licenciado em Educação Física e em Pedagogia, e graduando em Filosofia. Possui especializações na área de tecnologias aplicadas ao ensino: Mídias na Educação – UFPE/USP; Planejamento, Implementação e Gestão da EaD – UFF; Metodologia do Ensino Fundamental – UFG. É integrante do grupo de estudos Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky – NEEVY, vinculado à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, e membro associado da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional – ABT.

Assessor Pedagógico junto à Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga/SP, e docente no Centro Universitário de Votuporanga – UNIFEV.

Palestrante sobre os temas de Educação e Tecnologia. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Metodologias Ativas no Ensino; Dialogicidade e Formação de Professores.

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