EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: (DES) CONSTRUINDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO

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Karina de Oliveira
Débora Vicente de Oliveira
Natália Moreira Rocha da Silva

Resumo

Tratar sobre Direitos Humanos no ambiente educacional é fundamental, tendo em vista que esses se referem aos direitos e liberdades básicos inerentes a todo ser humano. Contudo, iniciativas educacionais que tratem de forma efetiva a respeito desse eixo temático ainda são escassas, especialmente no ensino de língua estrangeira. Partindo desses pressupostos, este artigo tem o propósito de apresentar dois projetos realizados por bolsistas do PIBID-Letras/Espanhol/UNIFEV, que objetivam difundir a educação em direitos humanos, em particular, por meio de questões de gênero nas aulas de língua espanhola. Cada uma das atividades insere os estudantes em situações reais e atuais do cotidiano e proporcionam a reflexão sobre os padrões social e historicamente construídos acerca dos comportamentos femininos e masculinos. O trabalho é ancorado em estudos de Lauretis (1996), Bourdieu (2005), em documentos oficiais, tais como a Declaração Universal dos Direitos Humanos (2009), as Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos (2013), dentre outros. Como resultados, destacam-se o reconhecimento dos estudantes da necessidade de se tratar essa temática durante as aulas, além de uma maior compreensão das culturas brasileira e hispano-americana.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Relações de Gênero. PIBID Letras/Espanhol.

 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS
Biografia do Autor

Karina de Oliveira, "Centro Universitário de Votuporanga" (docente) "Universidade de Santiago de Compostela"- Espanha (Doutoranda)

Docente do curso de Letras.

Coordenadora de área do PIBID-Espanhol.

Doutoranda pela Universidade de Santiago de Compostela.

Referências

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