O USO DO SERIADO CHAVES NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Isabela GARCIA, Débora Vicente dos SANTOS, Karina de OLIVEIRA

Resumo


Este trabalho pretende apresentar uma atividade desenvolvida no CEL (Centro de Estudo de Línguas), integrado à escola E.E Dr. José Manoel Lôbo, localizada em Votuporanga/SP. O projeto foi realizado com uma turma de nível de Ensino Médio, que pertence ao primeiro estágio do segundo ano de espanhol, com 22 alunos. Os objetivos foram tanto o de ensinar o gênero textual conto, por meio de textos do livro "El chavo del ocho" de Roberto Bolaños, quanto o de propiciar maior interesse ao se trabalhar algumas problemáticas sociais, que também aparecem nos episódios do Chaves. Justifica-se o uso da série em questão por ser bem conhecida entre os jovens e por tratar de assuntos que merecem uma atenção especial. Quanto à organização do projeto, em primeiro lugar, foram explanadas, por meio de apresentação de slides, informações sobre o surgimento e a repercussão mundial da série Chaves; em seguida, os estudantes foram convidados a realizar a leitura de três contos do livro, exercitando, assim, a leitura em língua espanhola. Em segundo lugar, realizou-se uma discussão acerca dos temas sociais envolvidos nas histórias. Em terceiro, dois episódios do Chaves foram exibidos em espanhol, a fim de se trabalhar com a audição na língua-alvo. Por último, a proposta final foi a produção de uma história em quadrinhos com base no seriado em questão, utilizando-se das problemáticas sociais que encontramos no mundo contemporâneo. Para concluir, os resultados obtidos foram muito positivos, tendo em vista a criatividade e o senso crítico dos discentes ao realizarem as produções finais do projeto.

Palavras-chave: Ensino de Espanhol. Chaves. Gêneros textuais.  


Texto completo:

PDF

Referências


BOLAÑOS, R. (2006). Diário do Chaves. São Paulo: Suma de Letras.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga