PERFIL PROFISSIONAL E MERCADO DE TRABALHO: REALIDADE APRESENTADA NO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA

Conteúdo do artigo principal

Juliana Borges CORREIA
Mariana Branca dos SANTOS
Romário Alves SANTANA
Biana Franco AGOSTINI
Marinês RALHO

Resumo

Em 2016 o Serviço Social no Brasil completará 80 anos e o conjunto CFESS/CRESS (Conselho Federal de Serviço Social e Conselho Regional de Serviço Social) tem desenvolvido frequente debate com temáticas que mostram a relevância da profissão e seu trabalho na defesa das políticas públicas e na luta por direitos humanos. Além disso, uma campanha em comemoração ao Dia do/a Assistente Social gerou debate nos 27 estados brasileiros, contribuindo para a ampliação da consciência de classe da categoria, em consonância com os princípios ético-políticos que orientam a prática profissional do Assistente Social. Diante desse contexto, é possível observar que os campos de atuação dos Assistentes Sociais no Município de Votuporanga têm aumentado consideravelmente o que tornou relevante o desenvolvimento de uma pesquisa para delinear o número de profissionais que atuam em Votuporanga, bem como, as áreas de atuação, formas de inserção no mercado de trabalho, entre outros. Com base nessas articulações e debates, a pesquisa buscou conhecer o perfil profissional e os equipamentos sociais disponíveis no município. O instrumental definido para a pesquisa foi o questionário com perguntas abertas e fechadas direcionado a trinta Assistentes Sociais que atuam no município, número que corresponde a 53% do universo da pesquisa. O estudo em questão, aponta que o cenário socioeconômico contemporâneo tem contribuído para um aumento significativo de Assistentes Sociais no município somando-se a isso a existência local de diversos órgãos e entidades, públicos e privados voltados para a gestão de políticas sociais, principal campo de atuação. Como fator resultante da pesquisa, temos um rico processo de aprendizagem, que traz benefícios tanto para quem desenvolve e executa a pesquisa, como para o público pesquisado que poderá apropriar-se dos resultados para a construção de novos conhecimentos pautados na demanda local apresentada.

Palavras-chaves: serviço social, mapeamento, perfil profissional.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

SILVA, Marcela Mary Jose da. Materialização do projeto ético - político do Serviço Social. 1 ed, São Paulo: Papel Social, 2012.

Regulamentação da Profissão de Assistente Social. Lei nº 8.662 de 7 de junho de 1993.

Projeto profissional, espaços ocupacionais e trabalho do (a) Assistentes Sociais na atualidade. In: CEFESS. Atribuições Privativas do (a) Assistente Social: em Questão. Brasília, 2002.