PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: SINTONIA ENTRE A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA E AS EXPECTATIVAS DOS DOCENTES

Conteúdo do artigo principal

Luciana Flávio das Neves TERAMOTO
Laise Brandão Nogueira BORGES

Resumo

O professor alfabetizador tem a missão de formar cidadãos escreventes e leitores capazes de exercerem a plena cidadania. Esta pesquisa analisou as sintonias das expectativas dos professores participantes do PNAIC com a expectativa da professora orientadora do curso de formação na área de Língua Portuguesa para Professoras do Ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano), dados levantados no trabalho de Teramoto (2013) sobre a aplicação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que propõe uma alfabetização na perspectiva do letramento. Os dados coletados também foram verificados nos dados da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) em 2013 e 2014 que considerou 5 níveis com relação à proficiência em leitura e escrita dos alunos. O projeto foi avaliado pelo Comitê de Ética e Pesquisa CEP " FIPA " Faculdades Integradas "Padre Albino" e aprovado pelo parecer nº 540.231 de 10/02/2014. O material foi obtido por meio de questionário com perguntas fechadas e semiestruturais a 14 professoras participantes da proposta do PNAIC, na área de Língua Portuguesa em 2013. Segundo a professora orientadora, o curso superou suas expectativas, pois houve interesse pelo seu conteúdo. Relata que mais aprendeu do que ensinou, e cresceu junto com o grupo. Os depoimentos e a socialização das atividades indicam como o PNAIC veio contribuir na direção de um novo caminhar. As entrevistadas afirmaram que o PNAIC contribuiu na sua formação profissional com estudos e atividades práticas sobre alfabetização e letramento. O município obteve porcentagens satisfatórias na aplicação da ANA em 2013 e 2014. Conclui-se com este trabalho que a aplicação da Proposta do PNAIC mostrou-se de acordo com as expectativas das entrevistadas, tanto professoras como coordenadora e apontou um caminho efetivo e eficiente para a aquisição da linguagem escrita no momento da alfabetização e contribuir assim para formação de alunos leitores e escreventes.

Palavras chaves: pacto. expectativas. alfabetização.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/26-eixos-de-atuacao/54-formacao>. Acesso em: 10 fev. 2014.

Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: currículo inclusivo: o direito de ser alfabetizado: ano 3: Unidade 1/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012.

KLEIMAN, A. B. Preciso "ensinar" o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: CEFIEL, Unicamp, MEC, 2005.

SILVA, A. Alfabetização e a escrita espontânea. São Paulo: Contexto, 1991

TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. " (Coleção Questões da Nossa época; v. 47)

VAL, M. G. C. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, M. A. F.: MENDONÇA, R. H. (org..). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.