PRÁTICA DA CAPOEIRA NO APRIMORAMENTO DE CAPACIDADES FÍSICAS DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Antonio Alves de OLIVEIRA
Thais Fernanda Andriotti de MATTOS
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. A capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno e sua socialização perante a sociedade. Ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Portanto, o objetivo do presente estudo foi desenvolver atividades de flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora em crianças com dificuldades motoras, por meio de movimentos adaptados da capoeira. Participaram da pesquisa 8 alunos, sendo 5 meninos e 3 meninas, na faixa de 4 a 6 anos de idade, matriculados no Pré II de uma CEMEI do município de Votuporanga/SP, todos participantes do Projeto Pibid Educação Física. Durante quatro aulas de Educação Física, uma aula por semana, foram realizadas atividades com movimentos iniciais da capoeira. Na primeira aula, foi feita uma breve explicação do que seria a capoeira e seus benefícios, na sequência realizou-se uma atividade prática que envolve o principal movimento da capoeira: A ginga. Na segunda aula foi realizado um circuito contemplado os movimentos adaptados de ginga, meia lua de frente, e uma armada de capoeira. Na aula seguinte foram passados os movimentos da capoeira em forma de animais, sendo eles coelho, sapo, canguru, caranguejo e macaco. Na última aula foi realizado uma roda de capoeira, com os movimentos que foram aprendidos no decorrer das aulas, e por final foi ensinado a base para se fazer a estrelinha "AU". Conclui-se que, após o período da aplicação das atividades foram notadas mudanças positivas na coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio dessas crianças.

Palavras-chave: Capoeira; Capacidades físicas; Crianças.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS