PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM AO INTERESSE E DESINTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Lucas Eduardo Sanches MUSTAFA, Matheus Vinícius Rossi BRASILEIRO, Caciane Dallemole SOUZA

Resumo


O objetivo do presente estudo foi descrever a opinião dos alunos do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física. Para isso foi aplicado um questionário com onze questões fechadas, em 197 alunos de ambos os sexos de uma Escola Estadual do município de Votuporanga/SP, todos atendidos pelo Projeto Pibid de Educação Física. Destes alunos, N=50 pertencem ao 1° colegial, N=90 ao 2° colegial e N=57 ao 3° colegial respectivamente. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva, sendo os resultados apresentados em valores de porcentagem (%). Os principais resultados encontrados foram: em relação ao gosto pelas aulas de Educação Física, 87% afirmam gostar das aulas; quando foi perguntado o que eles mais gostam nas aulas 78% disseram que é a prática de esportes. Quanto à frequência de participação dos alunos nas aulas, 56% disseram participar sempre. Quando questionados sobre o que fazem quando não participam das aulas as respostas mais citadas foram: 54% apenas assistem à aula, 30% dos alunos ficam conversando com os colegas e 9% ficam no celular. No que se refere sobre os motivos pelo qual não participam das aulas 32% deles não possuem interesse pelo conteúdo ministrado em aula, já para 22% as turmas deveriam ser dividias por sexo, enquanto que 45% acham que as aulas de Educação Física às vezes se tornam uma bagunça. Com base nos resultados apontados conclui-se que apesar de maioria dos alunos gostarem das aulas de Educação Física uma grande maioria não participa da mesma. Assim fica evidente que devemos estruturar e adequar as aulas a fim de obter melhores resultados e consequentemente trazer os alunos para as aulas, ajudando assim diretamente no seu desenvolvimento biopsicossocial.

Palavras-chave: Educação Física; Ensino Médio; Participação nas aulas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRANDOLIN, Fábio. A percepção dos alunos sobre a Educação Física no Ensino Médio. Dissertação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

TESSELE NETO, Léo José. A participação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio: Motivações intrínsecas e extrínsecas. Monografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga