PROJETO PIBID-2015: CONSTRUINDO BONS HÁBITOS DE HIGIENE E SAÚDE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Fabiana Regina Morais MELLO
Isabel Soares da Silva SANTOS
Heliana Christina SOAVE

Resumo

O projeto "Construindo bons hábitos higiene e saúde no Ensino Fundamental" foi desenvolvido com alunos de 07 à  08 anos, em Votuporanga/SP, no CEM Prof. Benedito Israel Duarte, durante o 1º semestre de 2015. O projeto se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes em bons hábitos de higiene e saúde. O projeto foi trabalhado com base de que as primeiras regras de higiene e saúde aonde fossem passadas aos alunos no Ensino Fundamental em seus processos de ensino-aprendizagem. De modo geral percebeu-se que houve uma evolução de cada aluno, que contribuiu para o desenvolvimento do objetivo do projeto e do grupo de forma coletiva, onde aprenderam também uns com os outros. Os novos conhecimentos fizeram com que os alunos demostrassem suas experiências e acontecimentos de vida. Desta forma desenvolveu-se a socialização das bolsistas do PIBID com os alunos. As bolsistas, de início, encontraram dificuldades para seleção de atividades que despertassem a atenção dos alunos por conta da falta de local para aplicar as atividades, porém, foi percebido por meio da experiência que era preciso mesclar entre atividades escritas e práticas tais como brincadeiras produção de cartazes entre outros. Com o decorrer do projeto, foi avaliado que os alunos têm certo interesse e afeição por livros e dessa forma tive início processo de utilização destes instrumentos didáticos. Por fim, o alcance das expectativas de aprendizagem por meio da compreensão dos alunos mediante as atividades desenvolvidas durante o projeto que despertou o conhecimento para a prática adequada em busca de uma vida saudável.

Palavras chave: CONHECIMENTO,COMPREENSÃO, HIGIENE.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. : ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. " Brasília: MEC/SEF, 1997. (volume 4)