PROJETO PIBID-2015: LETRAMENTO: LENDOR, BRINCANDO E APRENDENDO

Conteúdo do artigo principal

Mariana de Oliveira SILVA
Maria da Graça Martins RIBEIRO

Resumo

Projeto busca relacionar elementos de leitura e aprendizagem entre professores, escola e pais, com alunos de 04 a 05 anos, do C.E.M.E.I "Profa. Elza Maria Souza Fava Figueira", de Votuporanga/SP. O objetivo do projeto e desenvolver práticas de ensino, otimizando um ambiente propício ao amor pelos livros, mostrando e trabalhando o imaginário das crianças, junto com atividades psicomotoras. Analisar temas de interesse das crianças impulsionando ao letramento e à leitura de mundo. Vivemos um período em que a mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças; as informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos. Os livros estão sendo deixados de lado e as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura. De modo geral percebeu-se que houve uma evolução gradativa de cada aluno, que contribuiu para o desenvolvimento do objetivo do projeto e do grupo de forma coletiva, onde aprenderam também uns com os outros. Umas das dificuldades encontradas foi que os alunos se dispersavam com frequência e facilidade, porém, foi percebido por meio da experiência, a forma correta de aplicar as atividades propostas, optando sempre por mesclar atividades impressas, vídeos e práticas. Por fim conseguimos alcançar nossas perspectivas por meio da compreensão dos alunos, mediante as atividades desenvolvidas durante o projeto que despertou o conhecimento a prática adequada para o conhecimento sobre a leitura.

Palavras chave: Crianças; leitura; Aprendizagem.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3

CUNHA, Suzana.Rangel.Vieira. Cor, Som e Movimento: a expressão plástica musical e dramática da criança. 8.ed. atual. Porto Alegre: mediação, 2011.