PROMOVENDO A ASCENSÃO LINGUÍSTICA

Marcia JARDINI, Marisa Cavalcante Diegues NARA, Paulo Rogério FERRAREZI

Resumo


Visando promover a elevação linguística desenvolvemos com o 3º ano do ensino médio um projeto que propunha exercícios simples, mas que colocasse em xeque o conhecimento gramatical dos alunos, que utilizam a língua portuguesa para expressar seus pensamentos. A intenção a priori é que o aluno seja capaz de fazer uso crítico e consciente do idioma, bem como identificar erros de gramática que antes passavam despercebidos. Iniciamos a aplicação apresentando dois vídeos, o primeiro se trata da música "Assaltaram a Gramática" da banda "Paralamas do Sucesso", e o segundo é um trecho do "Programa do Jô" exibido na noite de 18/11/2009, em que Jô Soares apresenta algumas placas e letreiros que estão espalhados pelo Brasil, e que contém erros gramaticais grosseiros. A exposição constante ao erro faz com que, o aluno acabe por repetir esse erro, dai o princípio que norteia esse projeto. De acordo com Sérgio Simka o conhecimento da grafia de determinadas palavras não implica que os alunos consigam produzir textos de eficiência comunicativa. Mas ao serem submetidos simultaneamente ao conceito de textos, entendido hoje, à luz da linguística textual, como atividade sociolinguística interacional de construção de sentidos, eles, por fim, acabarão escrevendo textos gramaticalmente corretos e significativos. Ao longo dos encontros, apresentamos uma sequência de imagens contendo equívocos gramaticais, com as quais os alunos trabalharam. Discutimos sobre as incoerências nos textos apresentados, em seguida partimos para a análise dos erros, procedendo-se às justificativas, buscando apoio na "Nova Gramatica do Português Contemporâneo" e na web Quest "Prática de Ensino de Gramática". O trabalho possibilitou equacionar o compromisso com o uso de um registro culto e padrão da língua portuguesa e com a necessidade de comunicação clara e objetiva.


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Referências


CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 3" ed., 2001.

SIMKA, Sergio. Ortografia não é um Bicho de sete cabeças. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2012.


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