PSICOMOTRICIDADE: NO CAMINHO DA TRANSDICIPLINARIDADE

Letícia Cristina de Brito SOARES, Ludmila Fernandes MELHADO, Heliana Christina SOAVE

Resumo


O projeto Psicomotricidade: no caminho da transdiciplinaridade é fundamental para que haja uma compreensão mais apurada sobre a questão da motricidade na Educação Infantil ao educador. Tem como objetivo desenvolver a aprendizagem das crianças através da movimentação do seu corpo, no intuito de propiciar atividades com experiências vividas como: conhecer seu próprio corpo e seus limites envolver-se com os colegas, arriscar-se e aprender com suas emoções. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação. O desenvolvimento das atividades é realizado, com crianças de 4 e 5 anos na Escola CEMEI Prof. Elza Maria de Souza Fava Figueira, em Votuporanga/SP. Desta forma alcançamos resultados positivos no desenvolvimento das atividades, tanto para os licenciados, como para os educandos, que é colocar as crianças em movimento e desenvolver a transdiciplinaridade. Além de observar que os alunos estão mais participativos, colaborando uns com os outros e melhoraram a coordenação motora, consideravelmente em atividades com corda e recorte e colagem. Ao aprofundar- se numa postura transdisciplinar, em pesquisas e aplicações das atividades é possível visualizar a importância e as vivências de novas experiências entre os alunos e as bolsistas do PIBID, que estabelecem um vínculo de socialização, união e construção de novos saberes, ajudando uns aos outros, atingindo assim, uma totalidade de novas habilidades e competências e, consequentemente, mudanças de posturas em relação à aprendizagem.

Palavras chaves: Psicomotricidade. Movimento. Transdiciplinar.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil .Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. BrasíliaDF: MEC/SEF, 1998.v.3

JOBIM, Paula. Ana.; ASSIS, Srbrão. Eleonora. Ana. Psicomotricidade: Histórico e Conceitos. São Paulo: 2001.

MATTOS, Gomes.Mauro.; NEIRA, Garcia. Marcos. (org.) Educação Infantil: Construindo o Movimento na Escola 6. Ed. São Paulo: Phorte Editora Ltda., 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga