REFORÇO ESCOLAR: UMA NOVA APLICAÇÃO

Ana Paula Minucelli JACINTO, Fernando Kleber Ribeiro ANTUNES

Resumo


Atualmente, muitas são as crianças que estudam em escolas durante um período do dia e que depois, ao chegarem a sua casa, contam com a ajuda dos pais para se aprimorar em seus estudos. Mas para muitos especialistas em educação, este tipo de ajuda que os pais dão aos seus filhos fora da escola não é suficiente para que eles apresentem bons resultados na escola, e por este motivo, reforçam que há uma grande importância no reforço escolar. Esta atividade tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de reforço para alunos do ensino fundamental e médio junto ao professor. Sendo desenvolvidas para os alunos com deficiência ou com maior dificuldade de aprendizagem, para um melhor entendimento do conteúdo da matéria dada pelo Professor. As bolsistas do PIBID com o auxilio da professora, identificam quais são as dificuldades que os alunos estão na materia de Geografia. Pesquisa-se sobre o assunto em sites, livros didáticos como Geografia Homem e Espaço 6°ano e Geografia Espaço e Vivência 1° e 3° Ensino Médio, elabora questões em contextos de facil entendimento e formulção mais lúdica para que o aluno não tenha dificuldades na aprendizagem. Com as atividades o aluno aprenda a localizar os erros, e compreender o seu potencial. Assim, criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, estimulando o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado. As bolsistas e a professora planejaram atividades diversificadas, que estimularam a compreensão dos alunos e ao mesmo tempo despertando o interesse.  Conseguindo fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e como trabalhar esta questão com eles. Observando-se que os alunos ficaram motivados com as atividades propostas, facilitando o processo ensino-aprendizagem dentro da sala de aula. Tornando muito satisfatório o resultado final.

Palavras Chave: Ensino-Aprendizagem; Compreenção; Dificuldades.


Texto completo:

PDF

Referências


LUCCI,ElianAlabi. BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem e Espaço. São Paulo: EditoraSaraiva, 2012.

BOLIGIAN, Levon. ALVES Andressa. Geografia; Espaço e Vivência. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

ROMÃO, José Eustáquio. Pedagogia dialógica. São Paulo: Cortez e Instituto Paulo Freire, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga