RELATO DE EXPERIÊNCIA: "SAÚDE DO HOMEM" AÇÕES PREVENTIVAS AO CÂNCER DE PRÓSTATA, PULMÃO E ESTÔMAGO, REALIZADAS POR GRADUANDOS DE MEDICINA COMO PRÁTICA DE INTEGRAÇÃO, ENSINO E SERVIÇO À COMUNIDADE"

Conteúdo do artigo principal

Gillian Vitor da Silva REIS
Debora Yoshimatsu IZÉLLI
Matheus Zanuto PERIN
Vera Lucia Dorigão GUIMARÃES

Resumo

A disciplina Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade (PIESC) do curso de Medicina da UNIFEV, que busca a humanização do profissional em contato com a sociedade em todas as faixas etárias, tem como público alvo, no seu 5º período da graduação, os homens adultos de 20 a 59 anos. Partindo desse ponto, os graduandos de medicina foram a unidades de saúde, e, por meio de um levantamento feito com todos os membros da Estratégia de Saúde da Família do Consultório Municipal Dr. Joel Pereira dos Santos do município de Votuporanga - SP, observaram as principais vulnerabilidades e necessidades de saúde do homem, dentre as quais câncer de próstata, pulmão e estômago obtiveram destaque especial, juntamente com hipertensão arterial, DST/AIDS e alcoolismo.Propõe-se como projeto de intervenção, a partir desse levantamento realizado, uma exposição dialogada sobre os cânceres de próstata, pulmão e estômago para funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Votuporanga-SP, abordando as causas, fatores de risco, quadro clínico e diagnóstico, visando prevenção e promoção à saúde. Através da ação desenvolvida, ressaltou-se a importância da diminuição dos fatores de risco presentes e fortalecimento dos fatores de proteção para uma vida saudável, além do papel fundamental da prevenção de doenças e agravos com o diagnóstico precoce através de seguimento médico periódico e regular estimulando o autocuidado nessa população abordada para promoção, recuperação e manutenção da saúde. Para os graduandos do curso de medicina foi uma experiência enriquecedora, pois acrescentou tanto conhecimento biológico acerca dos temas quanto vivência e contato direto com a comunidade, tornando-os protagonistas da própria formação.

Palavras-chave: Homem; Câncer; Prevenção

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Princípios e Diretrizes). Brasília, agosto, 2008. Disponível em: <http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2008/PT-09-CONS.pdf>. Acesso em: 17 set. 2014.

INCA. Ministério da Saúde. Tipos de Câncer: Pulmão, 2014. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/pulmao>. Acesso em: 4. Set. 2014.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA. Departamento de Cancerologia da Associação Médica Brasileira. Câncer do Aparelho Digestivo, 2014. Disponível em: <http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_content&view=article&id=115:cancer-do-aparelho-digestivo&catid=29&Itemid=123>. Acesso em: 10 set. 2014.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CANCEROLOGIA. Departamento de Cancerologia da Associação Médica Brasileira. Câncer Urológico, 2014. Disponível em: <http://www.sbcancer.org.br/home2/site/index.php?option=com_content&view=article&id=116:cancer-urologico&catid=29&Itemid=123>. Acesso em: 10 set. 2014.