REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINQUEDOS DE SUCATA

Conteúdo do artigo principal

Tamara Freira RODRIGUES
Vitória Gabriela RAPASSI
Caciane Dallemole SOUZA

Resumo

A educação ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a vida de todos os seres vivos. Foi por meio de uma conversa informal sobre meio ambiente e reciclagem que foi proposto aos escolares reutilizar materiais descartáveis na confecção de brinquedos de sucata. Portanto o objetivo da presente pesquisa foi apresentar para as crianças possíveis formas de montar seus próprios brinquedos com baixo custo e conscientizá-las a respeito da preservação ao meio ambiente. O estudo foi realizado no CEMEI Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira, município de Votuporanga/SP, com 5 alunas, do PRÉ I. Durante um período de três aulas, foi realizado pelas alunas com auxílio das bolsistas do Projeto Pibid a montagem dos seguintes brinquedos de sucata: Vai e Vem, Bilboquê e Pé de Lata. As duas primeiras aulas foram utilizadas para a preparação dos materiais, por exemplo: cortar as garrafas, amarrar os barbantes, passar fitas, etc. Na terceira aula as alunas pintaram e brincaram com os brinquedos finalizados. A proposta apresentada teve uma boa aceitação pelas crianças por serem brinquedos interativos e fáceis de se construir. Algumas já haviam tido experiências em casa com a reutilização de materiais. Desta forma trabalhar com sucata também ajuda as crianças a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de proporcioná-las alegria em transformar o lixo em brinquedo.

Palavras-chave: Brinquedos de sucata; escolares.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MORGON, Simone Salustiano Pereira. Reciclagem como ferramenta de educação ambiental para crianças de pré-escola. Monografia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR, Câmpus Medianeira. 2015.

SALVADOR, Ana Carolina et al. Aprendizagem e brincadeira: um trabalho lúdico com sucata. Revista de Ciências da Educação, ano XIII, n.24, 2011.