SEXUALLY TRANSMITTED DISEASES (STDs): A TEENAGE PROBLEM

Conteúdo do artigo principal

Augusto de Oliveira RUIZ
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho consiste em um projeto que será desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, e tem como objetivo a conscientização dos alunos por meio de textos em inglês sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Segundo Beserra (2006), "quanto mais precoce a Educação em Saúde sobre DST, como também DT, mais cedo o jovem será conscientizado dos métodos de prevenção dessas doenças". De acordo com Altmann (2001), a escola é o maior contraceptivo contra as doenças sexualmente transmissíveis, pois é o mecanismo mais próximo que dá ao aluno ferramentas para que esteja protegido. Assim, quanto ao desenvolvimento da atividade, será feita uma breve introdução sobre o assunto, utilizando textos e vídeos na língua-alvo como critério de ambientação, possibilitando aos discentes uma atmosfera de receptividade para tornar mais fácil a discussão acerca do tema. Em seguida, faremos uma explicação mais detalhada das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns entre os adolescentes, mostrando como são contraídas e combatidas, com a finalidade de promover a conscientização deles para com o assunto, apoiando-se na apresentação de termos em inglês e praticando a oralidade da língua. Como atividade final, será pedido um questionário sobre um texto em inglês a ser lido e discutido com os alunos, para que ocorra uma melhor compreensão do vocabulário em questão.

Palavras-chave: Ensino de Língua Inglesa. DSTs. Conscientização.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

ALTMANN, Helena. Orientação sexual nos parâmetros curriculares nacionais. Rev. Estud. Fem., 2001, vol.9, no.2, p.575-585.

BESERRA, Eveline Pinheiro; ARAUJO, Márcio Flávio Moura de e BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Promoção da saúde em doenças transmissíveis: uma investigação entre adolescentes. Acta paul. Enferm. 2006, vol.19, n.4, pp. 402-407. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n4/v19n4a06>. Acesso em 19 de outubro de 2016.

LOPES, L. P. M. Oficina de Linguística Aplicada: A natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.