TOURADAS: A TRADIÇÃO ESPANHOLA NAS AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Conteúdo do artigo principal

Débora Vicente dos SANTOS
Karina de OLIVEIRA

Resumo

Este resumo pretende apresentar um projeto desenvolvido em escola parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Letras-Espanhol. O propósito da atividade foi abordar um tema polêmico: a Tourada (ou Corrida de Toros, em espanhol), festa típica especialmente em algumas regiões da Espanha, com o fim de aproximar os estudantes da cultura espanhola. Justifica-se a realização desse projeto, uma vez que o processo de aquisição de uma língua estrangeira não está desvinculado ao de suas manifestações culturais e artísticas. No que diz respeito às etapas de desenvolvimento do trabalho estão: de início, foi apresentado aos alunos o filme Blancanieves, de Pablo Berger, em que a história se passa na Espanha toureira da década de 1920 e a personagem Branca de Neve tem como amigos sete anões toureiros. Em seguida, foram mostrados e explanados também slides e vídeos de como, quando e onde surgiu a tradição cultural em questão neste trabalho, observando posicionamentos favoráveis e contrários sobre o tema, e ainda, qual a situação atual das touradas, os locais que já decretaram as proibições, dentre outros tópicos pertinentes a essas discussões. Na sequência, discutiu-se o assunto entre todos os alunos da sala, observando o posicionamento de cada um deles sobre a temática abordada. Por último, foi proposto que os estudantes realizassem um debate regrado, em que metade da sala se posicionou a favor e a outra metade contra a manifestação cultural. Além disso, os discentes confeccionaram cartazes sobre as touradas, em sua maioria, contrários à festa típica já mencionada. Para concluir, notou-se que o projeto propiciou conhecimentos sobre a cultura dos países hispanófanos, desenvolveu a competência oral, por meio de gêneros orais, e contribuiu ainda para estimular a criticidade e a capacidade argumentativa entre os estudantes.

Palavras-chave: Ensino de Língua Estrangeira. Cultura. Touradas. 

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GOETTENAUER, Elzimar. Espanhol: língua de encontros. In: SEDYCIAS, José (org.). O ensino do espanhol: passado, presente e futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

TEIXEIRA, Cássia dos Santos. Ensino de língua estrangeira: concepções de língua, cultura e identidade no contexto ensino/aprendizagem. In: Trama, n.18, p.115-127 jul./dez.,2013.