USING VIRAL VIDEOS IN ENGLISH CLASSES

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Luiz Fernando de Oliveira ANTONIO
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho, um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês, que atua na escola ProfªUzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, tem por objetivo suprir os alunos assistidos no que tange à compreensão e a análise de múltiplas faces que norteiam a língua inglesa por meio de virais da internet. Para Moran (1995, p.3), ¿as linguagens da TV e do vídeo respondem à sensibilidade dos jovens e da grande maioria da população adulta. São dinâmicas, dirigem-se antes à afetividade do que à razão. Entendemos, assim, que os meios tecnológicos e midiáticos são grandes aliados para o ensino/aprendizagem de línguas. Modro (2006, p. 12) assevera que o vídeo pode, e deve, ser utilizado, porém de forma racional, com critérios e nunca como um substituto das aulas, do professor ou do conteúdo. Pautado nos dizeres do autor e quanto à execução do projeto, realizado com o 3º ano do Ensino Médio, optou-se pela utilização de um vídeo do YouTube, de grande repercussão, que aborda o programa de calouros The X-Factor UK, realizado no ano de 2013, com a primeira audição de Sam Bailey. A partir da apresentação do vídeo na língua-alvo, discutimos com os alunos as características essenciais do mesmo e quais informações conseguiram extrair durante sua veiculação. Em seguida, solicitamos que pesquisassem e trouxessem, na próxima aula, novos candidatos anônimos que ficaram famosos pela internet, e quais informações conseguiram depreender a partir de tais vídeos pesquisados. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a funcionalidade e como podem usufruir de vídeos para a aprendizagem da língua inglesa.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Vídeo. Famosos da internet.

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Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

MORAN, José Manuel. O vídeo na sala de aula. ECA-Ed. Moderna. São Paulo, 1995.

MODRO, N. R. Cineducação 2: usando o cinema na sala de aula. Joinville, SC: Univille, 2006.