WHAT MAKES YOU HAPPY?

Conteúdo do artigo principal

Leticia Aparecida PEDROSO
Camilo Augusto Giamatei ESTELUTI

Resumo

Este trabalho consiste no resultado de um projeto desenvolvido no Pibid Letras-Inglês,atuante na escola Profª Uzenir Coelho Zeitune, de Votuporanga-SP, em que se buscou explorar por meio de reflexões sobre o tema "felicidade" algumas habilidades da língua inglesa, pois segundo Brun (2003, p. 107) o sistema escolar [...] raramente leva em consideração os valores, os sentimentos, as percepções, as atitudes e qualquer outra categoria de conduta associada à subjetividade humana\". Os alunos realizaram algumas atividades, cada qual com um enfoque em determinada habilidade. Utilizou-se como elemento de estudo o vídeo Las respuestas de estos jóvenes con cáncer os va a cambiar el modo de ver la vida, e embora estivesse em espanhol, era legendado na língua inglesa, juntamente com o trailer do filme A culpa é das estrelas, para que em português eles levantassem a temática da aula. Na sequência, os alunos realizaram uma atividade de listening com a música Counting Stars da banda One Republic. Feito isso, eles relacionaram o assunto da música com os vídeos anteriormente assistidos, sendo que a música não continha a tradução, assim, o conhecimento foi construído em conjunto, partindo da proposta colaborativa que, segundo Torres (2004, p.50), pode se dar pela "participação ativa do aluno no processo de aprendizagem; [...] construção coletiva do conhecimento, que emerge da troca entre pares, das atividades práticas dos alunos, de suas reflexões, de seus debates e questionamentos", propostas que fundamentam a aplicação deste projeto. Como produto final, apresentamos a música O que faz você feliz?, da cantora Clarice Falcão, e solicitamos que eles redigissem um pequeno texto em português sobre o que os faziam felizes. Com o auxílio dos bolsistas, tais textos foram traduzidos e gravados em forma de entrevista. O resultado foi satisfatório, pois todos venceram o medo de produzir e falar em uma língua estrangeira.

Palavras-chave: Ensino de língua inglesa. Habilidade oral e escrita. Felicidade.

Detalhes do artigo

Seção
HUMANAS E SOCIAIS

Referências

BRUN, Millena. Dificuldades na aprendizagem de línguas e meios de intervenção.(2003). In: Sitientibus. Feira de Santana: UEFS. pg. 105-117.

TORRES, Patrícia Lupion. Laboratório on-line de aprendizagem: uma proposta crítica de aprendizagem colaborativa para a educação. Tubarão: Ed. Unisul, 2004.