A DANÇA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA CIDADE DE VOTUPORANGA/SP: UMA INICIATIVA DO PROJETO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Mayara Severino de CAMPOS
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

A música possibilita no imaginário da criança a passagem de um mundo desconhecido, o que ajuda na formação cognitiva por meio do simbolismo. O objetivo desde estudo foi promover a coreografia partindo de um estimulo sobre a música. Participaram do estudo meninos e meninas de Educação Infantil com idades entre 4 e 5 anos de idade, em um Centro Educacional Municipal Infantil (CEMEI), foram 8 alunos sendo 4 meninos e 4 meninas que tiveram de dançar e interpretar músicas coreografadas aplicadas pelos bolsistas do subprojeto. O procedimento metodológico, se baseou na aplicação de uma coreografia simples durante duas vezes por semana ao longo 8 semanas, onde os alunos assistiram vídeos contendo músicas coreografadas. Durante a aplicação das coreografias, foi possível estimular a percepção espacial e interatividade entre os colegas, houve um interesse das crianças participantes em continuar participando das atividades. Foi possível concluir que os alunos do Ensino Infantil conseguiram realizar as coreografias, a música e os movimentos se bem trabalhados desenvolvem o raciocínio, criatividade, coordenação motora e melhora da atenção, Entretanto é válido lembrar que existem poucas pesquisas referentes ao tema, a Educação Física escolar precisa buscar e aprofundar-se em novas metodologias afim de oferecer aos alunos propostas de incentivo a atividade física, e assim contribuir ainda mais para desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e principalmente a promoção da saúde.

Palavras-chave: Ensino Infantil; Coreografia; Coordenação Motora.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

ARAÚJO, Gildete Medeiros de. As contribuições da dança na manutenção dos aspectos cognitivos, físicos e sociais na terceira idade. 2015.

NOGUEIRA, Mayara Marjori da Silva. A dança como prática pedagógica no contexto de um centro de educação infantil na cidade de Itaúba/MT. 2015.

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros. CULTURA DE PARES E CULTURA LÚDICA: BRINCADEIRAS NA ESCOLA. Poiésis-Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, v. 9, n. 15, p. 117-131, 2015.

MARCHIORI, Alexandre Freitas; DO CARMO SILVA, Ana Gláucia. Currículos compartilhados em um CMEI da rede municipal de Vitória: educação física, arte, música e alfabetização. Zero-a-Seis, v. 17, n. 31, p. 129-148, 2015.