A INFLUÊNCIA DA GINÁSTICA AERÓBICA PARA O ALUNO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DE INCLUSÃO DESSA MODALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO PROJETO PIBID DA UNIFEV DE VOTUPORANGA-SP

Lucilla Lourenço Pereira PAIVA, Mariana Estevam GONÇALVES, Arthur Tromboni FRANCISCHETTE, Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo


As atividades aeróbicas são caracterizadas por movimentos rítmicos repetitivos intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as articulações; tendo como exemplos a corrida, caminhada, dança, Step, Jump. O objetivo do estudo foi apresentar novas modalidades que podem ser incluídas nas aulas de educação física escolar regular, e descobrir dentre as atividades apresentadas quais estariam nas preferencias dos alunos. O trabalho foi realizado com as turmas de Ensino Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9° anos) em uma escola Estadual da cidade de Votuporanga-SP que é atendida pelo PIBID subprojeto Educação Física. Primeiramente os bolsistas do subprojeto apresentaram uma aula contendo apresentação de Ritmos Latinos e Jump (mini trampolim), para que todos pudessem ter contato com as diferentes modalidades, logo após a aula os alunos responderam um questionário contendo três questões fechadas que puderam mostrar quais das atividades eles teriam mais preferencia. A mostra contou com a participação de 67 alunos sendo 31 meninas e 36 meninos com uma média de 12,01±1,02 anos de idade, em relação às diferentes preferencias quanto às atividades apresentadas, em relação à prática de atividade física, 75% dos entrevistados afirmaram praticar mais de 3 vezes na semana, outros 25% afirmaram que não praticam ou que praticam menos de uma vez na semana, em relação a prática da ginástica 70% responderam que gostariam que as aulas de Educação Física, tivessem em seu contexto ginástica aeróbica, em relação as modalidades aplicadas 48% possuem preferência pelas aulas de Jump, outros 26% preferem Ritmos latinos e 26% afirmaram preferir outras modalidades como Recreação, Esportes e Lutas. Com base nos dados apresentados, é possível concluir que há aceitação dos alunos em relação diferentes modalidades apresentadas pelo PIBID, e que é possível explorar novos conteúdos na Educação Física Escolar. A proposta o PIBID-Educação Física, é promover atividades diferenciadas aos seus atendidos, visando não apenas a qualificação profissional do futuro professor, mas também um estímulo aos alunos fazendo com os mesmos tenham interesse na participação das aulas.

Palavras-chave: Ginástica Aeróbica; Gasto Calórico; educação física escolar.


Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do ensino de educação física. Cortez Editora, 2014.

DA SILVA, Eduardo Marczwski; FRAGA, Alex Branco. A história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 263-272, 2014.

PEREIRA, Érico Felden et al. Vivências em Educação Física e esportes dos acadêmicos que ingressam no curso de Educação Física: uma perspectiva de gênero. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 1, p. 126-135, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga