A INFLUÊNCIA DA GINÁSTICA AERÓBICA PARA O ALUNO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO DE INCLUSÃO DESSA MODALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PELO PROJETO PIBID DA UNIFEV DE VOTUPORANGA-SP

Conteúdo do artigo principal

Lucilla Lourenço Pereira PAIVA
Mariana Estevam GONÇALVES
Arthur Tromboni FRANCISCHETTE
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

As atividades aeróbicas são caracterizadas por movimentos rítmicos repetitivos intensos com elevado gasto calórico e de impacto sobre as articulações; tendo como exemplos a corrida, caminhada, dança, Step, Jump. O objetivo do estudo foi apresentar novas modalidades que podem ser incluídas nas aulas de educação física escolar regular, e descobrir dentre as atividades apresentadas quais estariam nas preferencias dos alunos. O trabalho foi realizado com as turmas de Ensino Fundamental II (6°, 7°, 8° e 9° anos) em uma escola Estadual da cidade de Votuporanga-SP que é atendida pelo PIBID subprojeto Educação Física. Primeiramente os bolsistas do subprojeto apresentaram uma aula contendo apresentação de Ritmos Latinos e Jump (mini trampolim), para que todos pudessem ter contato com as diferentes modalidades, logo após a aula os alunos responderam um questionário contendo três questões fechadas que puderam mostrar quais das atividades eles teriam mais preferencia. A mostra contou com a participação de 67 alunos sendo 31 meninas e 36 meninos com uma média de 12,01±1,02 anos de idade, em relação às diferentes preferencias quanto às atividades apresentadas, em relação à prática de atividade física, 75% dos entrevistados afirmaram praticar mais de 3 vezes na semana, outros 25% afirmaram que não praticam ou que praticam menos de uma vez na semana, em relação a prática da ginástica 70% responderam que gostariam que as aulas de Educação Física, tivessem em seu contexto ginástica aeróbica, em relação as modalidades aplicadas 48% possuem preferência pelas aulas de Jump, outros 26% preferem Ritmos latinos e 26% afirmaram preferir outras modalidades como Recreação, Esportes e Lutas. Com base nos dados apresentados, é possível concluir que há aceitação dos alunos em relação diferentes modalidades apresentadas pelo PIBID, e que é possível explorar novos conteúdos na Educação Física Escolar. A proposta o PIBID-Educação Física, é promover atividades diferenciadas aos seus atendidos, visando não apenas a qualificação profissional do futuro professor, mas também um estímulo aos alunos fazendo com os mesmos tenham interesse na participação das aulas.

Palavras-chave: Ginástica Aeróbica; Gasto Calórico; educação física escolar.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do ensino de educação física. Cortez Editora, 2014.

DA SILVA, Eduardo Marczwski; FRAGA, Alex Branco. A história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 2, p. 263-272, 2014.

PEREIRA, Érico Felden et al. Vivências em Educação Física e esportes dos acadêmicos que ingressam no curso de Educação Física: uma perspectiva de gênero. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 23, n. 1, p. 126-135, 2015.