AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS PRESSÓRICOS EM IDOSOS APÓS SEIS MESES DE ATIVIDADE FÍSICA

Conteúdo do artigo principal

Evaldo Gomes Ferreira FILHO
Thamiris de Moraes GENARI
Nayara Santos DIAS
Kendra Lohana Saldanha ARAOZ
Maria Aparecida do Carmo DIAS

Resumo

O exercicío físico tem se mostrado um grande aliado nas terapeuticas para controle da hipertensão arterial e para prevenção de agravos, pois diminui o índice de pressão arterial pós prática contínua de atividade física comparado aos índices pré exercicío, consequentemente, reduzindo a morbimortalidade. Para previnir complicações cardiovasculares e garantir uma melhor qualidade de vida, todo adulto deve realizar, atividade física moderada por no mínimo 30 minutos, por pelo menos cinco vezes na semana. Seguindo tal recomendação, observa-se uma diminuição de 4 a 9mmHg da pressão Sistólica. Em idosos, a hipertensão arterial se mostra muito frequente, tornando se fator de risco de morbimortalidade nessa população, pois está intimamente relacionado com o aparecimento de  Acidente Vascular Cerebral, doença arterial coronária, insuficiênica cardíaca e insuficiência renal. Observa se que em indivíduos com 75 anos ou mais, sua prevalência aumenta de forma progressiva, ultrapassando 70%. O objetivo da pesquisa foi analisar os efeitos do exercício físico na PA de idosos, por um período de seis meses. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva. Obteve-se como resultado a participação de 12 pacientes no período da pesquisa, da faixa etária de 50 a 79 anos, sendo 4 do sexo masculino e 8 do sexo feminino.Após dois meses do inicio das atividades, os níveis pressóricos diminuíram em media 18 mmHg na PAS e 13 na PAD em 41,6%  do grupo. A PA do restante do grupo se manteve estável.

Palavra Chave: Exercício Físico, Hipertensão, Idoso.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial. RevaBrasiHipertens;a2010.aDisponívelaem:ahttp://publicacoes.cardiol.br/consenso/2010/Diretriz_hipertensao_associados.pdf. Acesso: 15 de outubro de 2015.

NOGUEIRA, Ingrid Correia; SANTOS, Zélia Maria de Sousa Araújo; MONT ALVERNE, Daniela Gardano Burcharles; MARTINS, Aline Barbosa Teixeira; MAGALHÃES, Clarissa Bentes de Araujo. Efeitos do exercício físico no controle da hipertensão arterial em idosos: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbgg/v15n3/v15n3a19.pdf. Acesso: 15 de outubro de 2015.