CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HIGIENE CORPORAL: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E INTERATIVA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL PROF.GEYNER RODRIGUES, VOTUPORANGA -SP

Conteúdo do artigo principal

Eder Joaquim ESTEVES
Lais Cristina Agostinho XAVIER
Mariana Mary MURAKAMI
Ana Julia de Souza GONÇALVES
Valéria da Cruz Oliveira de CASTRO

Resumo

Baseando-se no Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde, cujo objetivo é a articulação das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às redes de educação básica pública, fortalecendo o enfrentamento de vulnerabilidades relacionadas à saúde, pretendeu-se neste projeto abordar o tema higiene pessoal e a sua influência nos hábitos de vida durante a infância e adolescência. A hipótese é de que a falta de conhecimento, somada ao ambiente de convivência, favorece a falta de higiene levando a problemas de saúde como pediculoses, dermatoses, verminoses, entre outros. O equipamento social no qual está sendo realizado este projeto de intervenção é o Centro de Educação Municipal Professor Geyner Rodrigues, localizado no Bairro São Cosme em Votuporanga-SP, que conta com um total de 90 alunos divididos entre os períodos matutino e vespertino, sendo que somente os 36 alunos do turno vespertino, com idades entre nove e onze anos, participam do projeto. Trata-se de um estudo com abordagem exploratória e descritiva, envolvendo pesquisa quantitativa com objetivo de conscientizar as crianças sobre o autocuidado com enfoque em higiene corporal por meio de ações educativas. A metodologia utilizada de intervenção pedagógica é a de “Oficina” para capacitação dos alunos para a prática de higiene do corpo. O resultado esperado é promover a conscientização das crianças, por meio de ações educativas e interativas, com o intuito de empoderá-las sobre o autocuidado.

Palavras chave: dermatoses em crianças, higiene, PIESC, educação em saúde;

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na Escola. Ministério da Saúde, Secretaria da Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília. Ministério da Saúde, 2009.

UNIFESP, UNA-SUS. Especialização em Saúde da Família: Processo Saúde-Doença. UNIFESP. São Paulo, SP. 2012.