DENGUE: AÇÃO EDUCATIVA DA ESCOLA PARA OS DOMICILIOS

Conteúdo do artigo principal

Marilaine Fernanda Ferreira ALVES
Aguinaldo Cardoso JÚNIOR
Raizza Andrade Viana AMARAL
Fernando Sergio Ferreira DIONISIO

Resumo

A incidência da dengue nas localidades do Brasil requer inovações que auxiliem a prevenção da proliferação dos vetores da doença e a conscientização da população. A escola tem um papel fundamental no combate e prevenção dessa doença através da formação e atuação de seus alunos. A dengue é caracterizada por febre aguda e intensa dores musculares e articulares. A contaminação ocorre quando o mosquito Aedes aegypt portador do vírus da dengue, pica um indivíduo . O presente trabalho objetivou-se em apresentar aos alunos do primeiro ano do ensino médio da E. E. Profº. Cícero Barbosa Lima Junior de Votuporanga-SP, as características da doença e dos meios transmissão, a importância das medidas preventivas, de método de proteção contra o agente transmissor e os resultados de uma ação educativa visando a prevenção domiciliar da dengue e portanto de toda população. O trabalho iniciou com apresentações de vídeos aulas sobre o processo de procriação do mosquito e a contaminação ao individuo humano. Logo após a apresentação das vídeos aulas foi aplicado uma aula expositiva e dialogada com apostila previamente preparada para o estudo sobre o conteúdo da Dengue e em sequência foi aplicado uma avaliação sobre o tema estudado. Para concluir a atividade realizou-se uma oficina de produção de repelente caseiro, utilizado nas formações dos agentes de saúde do Estado de São Paulo, com a finalidade de aumentar a ação educativa e a prevenção contra a dengue. Após o término da atividade do repelente houve a realização de uma manhã de exposição com explicações sobre o projeto para toda unidade escolar. A realização desse estudo proporcionou aos alunos bolsistas o contato com diferentes metodologias didáticas referentes ao processo ensino-aprendizagem e aos alunos da escola a oportunidade de criar seu próprio repelente contra o mosquito, integrando não somente a conscientização mas de uma forma efetiva de prevenção.

Palavras-chave: Ação; Educação; Conscientização; Prevenção

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

SILVA, Jesiel Souza; MARIANO, Z. de Fátima; SCOPEL, I. "A dengue no Brasil e as políticas de combate ao Aedes aegypti: da tentativa de erradicação ás políticas de controle. HYGEIA, Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde - www.hygeia.ig.ufu.br/ Acesso em: 08 jun. 2015.

SUCEN. Doenças e Vetores. Superintendência do Controle de Endemias da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, SP. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/doencas/index.htmAcesso em: 02 ago. 2006.