DETERMINAÇÃO DA EFICÁCIA ANTIMICROBIANA IN VITRO DE DESINFETANTES DE USO DOMÉSTICO CONTRA ESCHERICHIA COLI

Conteúdo do artigo principal

Fabio Aparecido SEGURA
Jéssica Corte de CAMARGO
Catia REZENDE

Resumo

Os saneantes são produtos destinados à higienização e desinfecção de ambientes e superfícies, que englobam diversos produtos dentre eles os desinfetantes. Estes possuem componentes ativos capazes de agir sobre a viabilidade celular em nível de parede celular e membrana plasmática. Os saneantes clandestinos são comumente encontrados, sendo comercializados de forma ilegal. A avaliação da eficácia é de extrema importância e visa à qualidade desses produtos que, muitas vezes são fabricados de forma caseira não obedecendo as Boas Praticas de Fabricação o que resultará na não ação bactericida proposta pelo fabricante. O presente trabalho teve como objetivo analisar a eficácia antimicrobiana de desinfetantes de uso doméstico adquiridos no mercado formal e clandestino frente ao micro-organismo Escherichia coli. Foram analisadas 04 marcas de desinfetantes, sendo 02 marcas contendo registro e 02 amostras de comércio clandestino através do método Diluição de Uso (AOAC - Association of Official Analytical Chemist), onde Escherichia coli foi repicada em caldo TSB até obtenção da quarta geração. Após o período de incubação a 35±1°C, 22 cilindros de aço inoxidável foram deixados sob imersão por 15 minutos. Após secagem, cada cilindro foi transferido para um tubo contendo o desinfetante, por 10 minutos. Realizou-se o subcultivo e re-subcultivo em caldo Letheen, por 48 horas a 35±1°C. Os tubos são avaliados quanto à presença de turvação. É considerado eficaz o produto que for capaz de inibir o crescimento em 95% dos tubos. Todas as marcas apresentaram eficácia menor de 95%, indicando baixa ação antimicrobiana e pH entre 6,0-7,0. Os resultados encontrados no presente trabalho demonstram que há a necessidade de uma maior fiscalização, pois as informações contidas nos rótulos dos produtos registrados não correspondem à eficácia relatada e que os clandestinos indicaram que o processo de produção não segue as Boas Práticas de Fabricação, não apresentando assim a função esperada.

Palavras-chave: desinfetantes; eficácia antimicrobiana; Escherichia coli. 

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

Brasil. Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 14, de 28 de fevereiro de 2007. Aprova o Regulamento Técnico para Produtos Saneantes com Ação Antimicrobiana harmonizado no âmbito do Mercosul através da Resolução GMC nº 50/06, que consta em anexo à presente Resolução. Brasília, 2007.

Manual da Qualidade. Método da Diluição de Uso. Rev. 08. In: Manual da Qualidade. Rio de Janeiro: INCQS/FIOCRUZ, 2009. (POP 65.3210.007 rev. 10).

Pinheiro RR. (2012). Aplicação de diferentes métodos no controle de qualidade da atividade antimicrobiana de saneantes domissanitários. Rio de Janeiro: INCQS/FIOCRUZ.