ENXAQUECA E SUAS FORMAS DE TRATAMENTO

Conteúdo do artigo principal

Alvaro Corado CASTRO
Roger Artemio Bittencourt VENDRAME
Evaldo Gomes Ferreira FILHO
Giovana Saliba de PAULA
Wagner Moneda TELINI

Resumo

Dentre todas as cefaleias primárias, a enxaqueca ou migrânea é uma das principais queixas que levam a busca da assistência médica. Estima-se que a prevalência na população esteja em 12%, com média de 18 a 20% em mulheres, 6% em homens e de 4 a 8% em crianças. Sua fisiopatologia é complexa e ainda necessita de estudos para ser melhor elucidada. O impacto econômico que a enxaqueca gera na produtividade e lazer é de extrema significância. As crises incapacitam o paciente nas atividades do dia-a-dia, por cursar com ataques de cefaleia intermitente, intensos e com características peculiares. O presente estudo tem como finalidade realizar uma revisão bibliográfica das principais formas de tratamento da enxaqueca. A metodologia utilizada foi o uso de pesquisas em livros e periódicos disponibilizados em biblioteca ou plataformas digitais da SCIELO, PUBMED e BIREME. A abordagem que demonstra maior eficiência para o tratamento é o afastamento dos fatores deflagradores, tratamento medicamentoso preventivo de crises, uso de medicamentos de resgate para os momentos de dor e as terapias acessórias ou não medicamentosas. Apesar do grande número de drogas utilizadas para o tratamento, sabe-se que, na realidade, nenhuma delas é inteiramente eficaz. Os medicamentos devem ser escolhidos e ajustados para a individualidade de cada paciente e tomados de forma correta. As medicações são responsáveis por reduções importantes na frequência e intensidade dos episódios de enxaqueca melhorando a qualidade de vida e reduzindo o número de condutas duvidosas, de conhecimento popular, as quais os pacientes são frequentemente submetidos.

Palavras-chave: Enxaqueca; Migrânea; Tratamento

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

KRYMCHANTOWSKI, Abouch Valenty; MOREIRA FILHO, Pedro Ferreira. Atualização no tratamento profilático das enxaquecas. Arq Neuropsiquiatr, v. 57, n. 2-B, p. 513-519, 1999.

MACHADO, Jorge; BARROS, José; PALMEIRA, Manuela. Enxaqueca: fisiopatogenia, clínica e tratamento. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, v. 22, n. 4, p. 461-70, 2006.

MONZILLO, Paulo H. et al. Tratamento agudo da crise de enxaqueca refratária na emergência: estudo comparativo entre dexametasona e haloperidol. Resultados preliminares. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 62, n. 2b, p. 513-518, 2004.

BIGAL, Marcelo E.; KRYMCHANTOWSKI, Abouch V.; HO, Tony. Migraine in the triptan era: progresses achieved, lessons learned and future developments. Arquivos de neuro-psiquiatria, v. 67, n. 2B, p. 559-569, 2009.