GRUPO OPERATIVO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE DA MULHER DA COMUNIDADE DO BAIRRO SÃO COSME/DAMIÃO DE VOTUPORANGA-SP

Conteúdo do artigo principal

Tatiane Brasil de Souza PRETTO
Pedro Guilherme Babrbosa JARDIM
Blenda BERNARDES
Wássila Camila Bonifácio BORGES
Maria Aparecida do Carmo DIAS

Resumo

As mulheres correspondem a 50,77% da população brasileira e vivem mais do que os homens, porém adoecem mais frequentemente, por problemas agravados pela discriminação nas relações de trabalho e pela sobrecarga com as responsabilidades nos trabalhos domésticos. Ademais, variáveis como raça, etnia e situação de pobreza realçam as desigualdades, tornando-as mais vulneráveis, muito embora os movimentos feministas tem lutado para mudar essa realidade fazendo com que a mulher conquiste cada vez mais o seu espaço.  Objetivo foi informar as mulheres em relação à prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e colo de útero, do bairro São Cosme. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizando encontros semanais com mulheres do referido bairro e os alunos do curso de medicina, na disciplina de PIESC, abordando os temas de conscientização e prevenção de câncer de mama e de colo de útero. Foi utilizado uma metodologia ativa que visa a participação direta das mulheres envolvidas estimulando, assim, sua autonomia e empowerment, pois acredita-se que a atividade em grupos operativos auxiliam no conhecimento, que é sempre a busca da totalização. Participaram da pesquisa no primeiro dia, sete mulheres de idade entre 39 a 58 anos, com as quais foi negociado que cada uma, para o próximo encontro, convidasse três a quatro vizinhas ou parente. No segundo encontro houve a participação de 21 mulheres de idade entre19 a 58 anos. No terceiro encontro contamos com a participação de 25 mulheres de idade entre 24 a 58 anos. Entre as participantes foi detectado atraso na coleta de papanicolaou e na mamografia, as quais receberam orientações pertinentes. Os grupos operativos trabalham na dialética do ensinar-aprender e o trabalho em grupo proporciona uma interação entre as pessoas que ao mesmo tempo que aprendem, ensinam.

Palavra Chave: Grupo operativo. Promoção da saúde. Mulher. 

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília: Ministérioa da a Saúde,a2004.aDisponível:ahttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nac_atencao_mulher.pdf. Acesso: 10 de março de 2015.

DIAS, RB; CASTRO, FM. Grupos Operativos. Grupo de Estudos em Saúde da Família. AMMFC: a BeloaHorizonte, a 2006.a. Disponível: http://www.smmfc.org.br/gesf/goperativo.htm. Acesso: 10 de março de 2015.