HIGIENE CORPORAL NO PRÉ ESCOLAR COM ENFOQUE NA PEDICULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Beatriz Caroline de Oliveira ANDRE
Laís Diniz MARTINS
Luanne Souza Oliveira LOPES
Mauro Antonio Pereira FILHO
Vera Lúcia Fugita dos SANTOS

Resumo

Introdução Os hábitos de higiene por parte da criança são adquiridos ao longo do seu processo de desenvolvimento. Crianças em idade pré escolar constituem um grupo suscetível à pediculose, a qual se constitui em uma ectoparasitose causada pelo pediculus humanus capitis, inseto hematófago que acomete o couro cabeludo humano. No Brasil, não existe uma política institucional na rede escolar em relação à pediculose e, de uma maneira geral, as crianças não são afastadas da escola por causa da infestação.  Objetivos Promover a saúde infantil por meio de ações educativas voltadas para os alunos e orientação dos responsáveis. Metodologia O atual trabalho constitui-se de um estudo descritivo, quanti-qualitativo, com relato de experiência de um projeto, desenvolvido por ocasião das atividades previstas para o 3º período na disciplina de Prática de Integração Ensino Serviço Comunidade, do Curso de Medicina. Trata-se de uma proposta de educação em saúde para os alunos entre 3 e 5 anos, da Pré Escola I e III do Centro Municipal de Educação Infantil - CEMEI Profª Elza Maria de Souza Fava Figueira no município de Votuporanga, e seus responsáveis, sendo trabalhados a higiene pessoal, com ênfase na pediculose, seu tratamento e prevenção. As atividades foram desenvolvidas em 02 (dois) encontros, sendo um voltado para as crianças e outro para os seus responsáveis. Resultados No primeiro encontro estavam presentes 67 crianças, em que participaram ativamente, por meio de interação nas dinâmicas e canções; no segundo encontro, participaram 118 pais, percebeu-se a atenção sobre as informações e interesse sobre o assunto. Conclusão Ações de educação em saúde devem ser desenvolvidas sempre que possível, para a manutenção da saúde e melhor qualidade de vida das crianças. Contribuição A experiência prática permite aos acadêmicos a criação de senso crítico e intervencionista diante das necessidades de saúde da comunidade.

Palavras chave: Educação em Saúde. Higiene. Pediculose. Medicina. 

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

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