JARDIM E ARTE NA ESCOLA

Conteúdo do artigo principal

Laiane Natalia Barrientos PAVÃO
Marisa Mauricio Carrasco DIONISIO
Fernando Sergio Ferreira DIONISIO

Resumo

Introdução: Segundo Gadotti (2009), a Educação Sustentável não deve ser voltada apenas para a relação saudável com o meio ambiente, mas deve enfatizar fatos do cotidiano, relacionando-os com a vida cotidiana do educando.  O conceito de sustentabilidade encerra uma nova visão do mundo e, quando associado à pedagogia, pode ter desdobramentos multidisciplinares e não apenas voltados para a Educação Ambiental, tornando-se assim, um conceito chave para entender a educação do futuro (GADOTTI, 2009; CAPRA, 1996). Objetivo: Proporcionar atividades de sustentabilidade para desenvolver noções de Educação Ambiental em crianças. Metodologia:  O projeto desenvolvido nas dependências da escola CEMEI José Modesto Sobrinho Cazeca foi a criação de um jardim, por meio do projeto "Jardim e Arte na Escola". Tal projeto iniciou-se em março de 2015, e foi finalizado em julho de 2015. Fez-se a proposta da criação do espaço na escola com a finalidade de melhorar o ambiente escolar, bem como tornar este ambiente saudável, como uma visão que pudesse ser apreciada e admirada por eles, uma vez que as crianças passam a maior parte do tempo nesse local. Cada criança trouxe e plantou uma muda de planta ornamental pela qual tornou-se responsável. Resultados e conclusão: As crianças puderam avaliar as diferentes espécies de plantas, adquirindo noções de biodiversidade e foi possível inserir em sua rotina diária o cuidado com o meio ambiente. A área utilizada estava ociosa e com muitas ervas daninhas, localizada paralelo ao portão de entrada da escola. Portanto, tal projeto proporcionou aos alunos um maior contato com o meio ambiente e favoreceu o desenvolvimento de uma consciência ambiental saudável numa relação de respeito com a natureza.

Palavras-chave: Jardim e Arte na Escola. Educação Sustentável. PIBID-Biologia UNIFEV.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

CAPRA, Fritjof. The Web of Life: a New Scientific Understanding of Living Systems. New York: Anchor Books, 1996.