JUDÔ PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

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Michelle Alves PEREIRA
Encarnação MANZANO

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico e se caracteriza por dificuldades em manter a atenção, excesso de movimento, impulsividade exagerada ou dificuldade para controlar-se e concentrar-se. As crianças chegam cada vez mais cedo nas escolas, e ficam sob o cuidado das instituições por dois períodos, e  é nesse universo que muitas são diagnosticadas com esse transtorno por profissionais da Educação. Buscando soluções para auxiliar essas crianças em suas formações integral é que surgiu a necessidade de pesquisar se o judô no ambiente escolar, pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dessas crianças diagnosticas com TDAH. Nesse processo de pesquisa, dezesseis crianças da Escola Municipal Profº Benedito Israel Duarte, da cidade de Votuporanga-SP,  foram submetidas a um mês de aulas lúdicas de judô, sendo duas aulas semanais de cinquenta minutos cada, aulas ministradas pela monitora autora dessa pesquisa, que é faixa preta de judô e estudante de Ed. Física. Após esse mês de coletas de dados foram aplicados um questionário de seis perguntas, para os professores de sala desses alunos, e com base nas respostas dos mesmos e estudos bibliográficos e que se poderá obter uma resultados sobre a pesquisa. Pesquisa essa que se encontra em fase de conclusão.

Palavras-chave: TDAH; Judô; Processo de Ensino Aprendizagem

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS