LEVANTAMENTO DO CONHECIMENTO DOS GRADUANDOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOTUPORANGA A RESPEITO DE INSETOS

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Lucas Rafael Passete dos SANTOS
João Carlos Bonfanti ALMEIDA

Resumo

Os insetos constituem o táxon com a maior diversidade de espécies descritas dentre todos os outros grupos de animais, sem dúvida sua importância ecológica é a que mais corrobora para o equilíbrio de toda a comunidade biótica. Para os humanos a relação com os insetos é de extrema importância, visto que não sobreviveríamos sem eles, pois são os maiores polinizadores e são determinantes para o equilíbrio de inúmeras cadeias e teias alimentares. Por outro lado são tratados como pragas agrícolas, vetores de doenças e algumas espécies causam danos às construções e residências, porém é inegável que a grande maioria dos insetos traz somente benefícios ao homem. No ensino básico o estudo dos insetos é superficial, por este motivo são gerados conceitos errôneos sobre os mesmos. O presente trabalho teve por objetivo verificar o conhecimento dos graduandos do Centro Universitário de Votuporanga - UNIFEV a respeito dos insetos. A pesquisa foi realizada com 349 discentes das diferentes áreas da graduação: humanas, exatas, saúde e licenciaturas em geral excluindo a licenciatura em Ciências Biológicas. Utilizou-se um questionário composto por 5 questões alternativas e 1 questão discursiva. A maioria dos alunos apresentou uma grande dificuldade em caracterizá-los por meio da morfologia externa em razão de não saberem o significado da palavra morfologia. Quanto a possibilidade da vida sem os insetos, 87,39% responderam que esta seria impossível, já 10,60% responderam incorretamente. A maioria dos graduandos, 74,79% responderam que os insetos trazem mais benefícios aos seres humanos, enquanto 25,21% indicaram que são  maléficos ao homem. A maioria dos estudantes 96,56% responderam que os insetos são vetores de doenças, já 3,15% escolheram a opção errada. É importante destacar que a maioria dos alunos demostraram grande interesse em conhecer mais sobre o assunto, bem com responderem o questionário com responsabilidade.

Palavras chave: Insecta; Ensino Médio; Graduandos.

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Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BUZZI, Z. J. Entomologia didática. 4ed. Curitiba: Ed. UFPR, 2002,348p.

RAFAEL et. al. Insetos do Brasil: Diver sidade e Taxonomia. Ribeirão Preto: Ed. Holos, 2012, 810p.

Agradecimentos: O trabalho teve o apoio do PIBID-CAPES.