LEVANTAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS SOBRE PARTO HUMANIZADO, NA BASE DE DADOS BDENF, PERÍODO DE 2013 À 2015

Conteúdo do artigo principal

Wesley Igor dos Santos de OLIVEIRA
Tânia Cristina Bonifácio LUÍS
Maria Aparecida do Carmo DIAS

Resumo

O parto humanizado compreende acima de tudo no reconhecimento da autonomia da mulher enquanto ser humano e da necessidade de tratar este momento com práticas que de fato tenham evidências científicas e permitam aumentar a segurança e o bem-estar da mulher e do recém-nascido, respeitando sobre tudo suas escolhas. O objetivo deste trabalho foi levantar os artigos sobre parto humanizado na base de dados BDENF, no período de 2013 à 2015. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa e retrospectiva. De 2002 em diante foram levantados 170 artigos usando o descritor "parto humanizado". Desses foram selecionados nove artigos no período determinado. Dos noves artigos, um (11%) foi de 2013, seis (67%) de 2014 e dois (22%) de 2015. Todos os artigos foram escritos por enfermeiros.Observou-se que no período estudado houve poucas publicações referentes à temática, talvez seja pelo fato da falta de incentivo das políticas de publicações em revistas.Publicar em revistas fica cada vez mais difícil e o prazo médio entre o recebimento e a avaliação até à publicação alarga-se, de tal modo que as taxas de rejeições são, superiores a 90% dos artigos recebidos. Em suma, conclui-se que o profissional enfermeiro tem grande interesse em publicar seus artigos sendo coadjuvantes destas experiências. Está sempre colocando seus conhecimento a serviço do bem-estar da mulher e do bebê, podendo minimizar a dor, dar conforto, esclarecer, orientar, enfim, ajudar a parir e a nascer.

Palavra Chave: Parto normal.Humanização. Artigos publicados.

 

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Parto e nascimento domiciliar assistidos por parteiras tradicionais [recurso eletrônico]: o Programa Trabalhando com Parteiras Tradicionais e experiências exemplares / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde." Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

SERRA, Fernando A Ribeiro; FERREIRA, Manuel Portugal; FIATES, Gabriela. O Desafio de Pesquisar e Publicarem Revistas Científicas: A Perspectiva de Editores e Revisores Internacionais, 2008. Disponível em: http://r.search.yahoo.com/_ylt=A0SO816QgwVWVp0A6iPz6Qt.;_ylu=X3oDMTE0ZWJmOXJtBGNvbG8DZ3ExBHBvcwM4BHZ0aWQDTVNZQlIwMV8xBHNlYwNzcg/RV=2/RE=1443230737/RO=10/RU=http%3a%2f%2fglobadvantage.ipleiria.pt%2ffiles%2f2008%2f04%2fworking_paper12_globadvantage.pdf/RK=0/RS=GHK1xqBPbUFiC.Xf0YgliQByM5Q. Acesso: 25 de setembro de 2015.