MOTIVAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ATUAÇÃO DO PROJETO PIBID – EDUCAÇÃO FÍSICA NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA CIDADE DE VOTUPORANGA/SP

Conteúdo do artigo principal

Willian Antonio de Jesus CALIXTO
Carlos Kenedy Santos da SILVA
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

A Educação Física é o espaço escolar que permite ao aluno experimentar os movimentos, e por meio dessa experimentação, desenvolver um conhecimento corporal por meio da prática desses movimentos. Esse trabalho teve como objetivo identificar os motivos que levam os alunos do ensino fundamental I a não gostarem de participar das aulas de educação física. A amostra foi realizada com 25 alunos do ensino fundamental I, de uma escola pública municipal da cidade de Votuporanga-SP atendida pelo projeto PIBID Subprojeto Educação Física, que apresentaram uma faixa etária média de 10,01±0,7 anos de idade, esses mesmos foram submetidos a uma entrevista realizada por um grupo de bolsistas do subprojeto, onde tiveram que responder algumas questões inerentes às aulas de educação física. Quanto aos resultados encontrados, foi possível visualizar que todos os participantes gostam de participar das aulas de educação física, quanto às modalidades 40% dos indivíduos deixaram claro sua preferência por modalidades esportivas (Futsal e Voleibol), outros 60% declararam gostar mais de atividades recreativas, quando questionados sobre as atividades gostariam de ter, 10% relataram que gostariam de aprender novas modalidades esportivas, 40% relataram sua preferência pelas aulas livres, outros 50% declararam gostar dos conteúdos ministrados nas aulas. De acordo com os resultados encontrados no presente estudo, é possível concluir que o grupo participante da pesquisa, é bastante motivado, e que não foram encontrados fatores desmotivantes que venham influenciar no aprendizado do aluno, o que é esperado se levar em consideração a faixa etária, no entanto sugere mais estudos sobre este assunto visando o aprimoramento dessas informações e discutir com mais profundidade os fatos motivacionais ligados à prática das aulas de educação física. A proposta do projeto PIBID-Educação Física, é promover intervenções no sentido continuar a motivação dos educandos a realização das aulas, beneficiando os atendidos pelo projeto.

Palavras-chave: Educação Física; Ensino Fundamental; Conhecimento Corporal.

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

MARTINS, João Filipe da Silva Figueira. Educação Física e Estilos de Vida: Porque são os adolescentes fisicamente (in) ativos?. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de Lisboa.

MACHADO, Josy Ramos et al. Fatores Motivacionais em adolescentes para prática da dança na escola. Encontro: Revista de Psicologia, v. 14, n. 21, p. 77-89, 2015.

YAMAJI, Bruna Hatsue Santos; BERNARDES, Andrea Gomes; GUEDES, Dartagnan Pinto. INSTRUMENTOS PARA IDENTIFICAR OS MOTIVOS PARA PRÁTICA DE ESPORTE: OPÇÕES DISPONÍVEIS NA LITERATURA. Pensar a Prática, v. 18, n. 1, 2015.