PREVALÊNCIA DE OBESIDADE E SOBREPESO EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE MEDICINA DA CIDADE DE VOTUPORANGA-SP

Conteúdo do artigo principal

Carolina Akane TUKIYAMA
Roger Artemio Bittencourt VENDRAME
Ana Maria Faria de CAMPOS
Paula Pereira de Godoy CAPELETTO
Valter Mariano dos Santos JUNIOR

Resumo

A elevada prevalência de sobrepeso e obesidade é atualmente, um dos mais importantes problemas de saúde pública no Brasil,o exercício físico é um instrumento fundamental para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Universitários, principalmente aqueles que acabaram de ingressar na faculdade, fazem parte de um grupo de pessoas inativas, que pela carga horária de estudos, e pouco tempo dedicado à atividade física, acaba adquirindo peso excessivo, o que pode afetar diretamente na saúde desses indivíduos. O presente estudo deve como finalidade investigar a prevalência de sobrepeso e obesidade em um grupo de universitários do curso de Medicina da UNIFEV na cidade de Votuporanga/SP, utilizando IMC (Índice de Massa Corporal). Os dados foram coletados após a aprovação do comitê de ética, e logo a mensuração do IMC, por meio de avaliação cineantropométrica. A mostra foi composta por 30 universitários sendo 16 mulheres e 14 homens, com média e desvio padrão de 21±0,17 anos de idade, IMC de 26,06±2,0m² o que classifica o grupo como sobrepeso de acordo com dados OMS (2010) levando em consideração os valores médios encontrados no grupo. Assim é possível concluir que o grupo está com sobrepeso, no entanto as implicações desde estudo estão ligadas ao número de participantes, e com o estilo de vida dos mesmos bem como a predisposição que mesmos apresentam. Sugere-se que mais estudos sejam feitos sobre esse assunto, abordando um número maior de participantes explorando um numero maior de variáveis neste estudo.

Palavras-chave:Sobrepeso; Medicina; Universitários;

Detalhes do artigo

Seção
SAÚDE E BIOLÓGICAS

Referências

LAUS, Maria F.; XAVIER, Gabriela S.; ALMEIDA, Sebastião de S. IMAGEM CORPORAL, COMPORTAMENTO ALIMENTAR, AUTOESTIMA E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM UNIVERSITÁRIOS. Nutrire, v. 36, n. Suplemento, p. 256-256, 2011.

SOUZA, Maria Goretti Barbosa de; RIVERA, Ivan Romero; SILVA, Maria Alayde Mendonça da and CARVALHO, Antonio Carlos Camargo.Relação da obesidade com a pressão arterial elevada em crianças e adolescentes. Arq. Bras. Cardiol. [online]. vol.94, n.6, pp. 714-719. 2010.